BANNER WEB - 728x90px - ESTADO SOLIDARIO.png

Obras importantes são aguardadas em Valença


A população de Valença amanheceu com uma boa notícia por parte do Legislativa valenciano: Publicado no Diário Oficial do município, o aviso de licitação para elaboração de projeto da reforma do antigo Paço Municipal, um dos prédios históricos mais importantes da região (datado de 1849).


O anúncio significa que a Prefeitura de Valença vai contratar uma empresa que, antes de reformar, deverá realizar estudos técnicos que avaliem as condições da estrutura do prédio. Depois disso, será elaborado um projeto que leve em conta a manutenção de sua edificação genuína, tal como foi construída. Inclusive, o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC) fará um acompanhamento técnico da obra, visando a preservação máxima da sua estrutura original.


Segundo Fabrício Lemos, presidente do Legislativo, a missão de colocar o imóvel para funcionar e novamente à disposição do público, não é fácil, mas ele acredita na conclusão e comemorou o passo dado: “Reinaugurar a nossa Casa será uma alegria. Estou focado nisso e o Executivo finalmente atendeu a esse anseio popular que significa a devolução de um magnífico patrimônio à população e a valorização da nossa história. Nesse local, passaram nossos ancestrais e as gerações devem ter a oportunidade de conhecer o enredo cultural de sua terra natal. Para isso, é preciso manter a memória viva de nossa cidade. Seguimos na luta!”.


Igreja Matriz

Já a Igreja Matriz do Sagrado Coração de Jesus, que também precisa ser reformada, aguarda os trâmites legais do IPAC, por ser tratar de imóvel tombado e que conta com direcionamento de Emenda Parlamentar. Enquanto isso, também segue fechada gerando expectativas na comunidade católica, além de cobranças por mais agilidade no processo.


Mercado do Peixe

Outra importante demanda valenciana é o Mercado do Peixe. Com ordem de serviço assinada há 2 meses, Bahia Pesca informou à redação do site Baixo Sul em Pauta que a obra está prestes a começar. Segundo consta na matéria do referido site, a empresa vencedora da licitação está se mobilizando para iniciar os trabalhos. O novo equipamento está orçado em R$ 1.577.207,79 e será financiado com recursos da Caixa Econômica Federal, com contrapartida de 9,6% do órgão estadual.

Aeroporto

A reforma do Aeroporto de Valença está em fase final. O equipamento sofria risco de fechar por falta de atendimento às normas exigidas pela Anac. A obra, de responsabilidade da Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra), recupera equipamentos de auxílio à navegação. Estão sendo restaurados o balizamento noturno, a iluminação da pista, o farol rotativo e biruta iluminada. A previsão de conclusão é junho desta ano.





Por Vanessa Andrade - V1 Comunicação

Informações: Baixo Sul em Pauta

Foto: Memorial da Câmara de Vereadores

Siga!
  • Facebook ícone social
  • YouTube ícone social
  • Instagram ícone social