NILO PEÇANHA: Secretária da Saúde explica os avanços e os desafios da Saúde no munícipio

Na pauta: Qualificação dos atendimentos, reforma de unidades, implantação do SAMU e concurso para Agentes de Saúde
As ações voltadas para a saúde foram a pauta de uma entrevista da secretária municipal da Saúde, de Nilo Peçanha, Viviane Patrocínio, no programa Alô Litoral, da Nova Litoral FM, de Ituberá, nesta segunda-feira (7).
A chefe da pasta destacou os desafios encontrados pela atual gestão da prefeita Jacqueline Soares, as ações que estão proporcionando mais eficiência no atendimento da população e os programas que vêm qualificando a assistência básica de saúde aos nilopeçanhenses.
Viviane lembrou que o município hoje conta com médicos atendendo regularmente a população nas UBS. “Nós temos um serviço plausível para a população de Nilo Peçanha. Não falta médico. Já tivemos problemas pontuais em algumas situações, mas o serviço está aí acontecendo”, disse.

A secretária destacou o papel dos profissionais da enfermagem. “Eu não posso deixar de falar dessa categoria, pois a gente tem uma média de 45 enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliares. Trata-se de uma categoria importante no processo da saúde pública e eu trago para eles que o município de Nilo Peçanha tem uma responsabilidade muito grande para essa categoria”, explicou Viviane.
Viviane ressaltou os investimentos com recursos próprios que vêm mantendo duas Unidades de Pronto Atendimento à população, uma na Sede e outra em São Benedito (KM 5). “A gente não tem nenhum recurso vindo do Estado, nem Federal, e nós temos esses serviços de domingo a domingo, 24 horas, com médico, enfermeiro, técnico de enfermagem, motorista, vigilante, serviços gerais. Toda uma equipe completa trabalhando de domingo a domingo para atender a população, com foco na urgência e emergência”, disse.
Sobre a estrutura das unidades, Viviane lembrou que está em fase final as obras do Centro de Saúde Elezita Marques, na Sede, bem como o início neste segundo semestre, das reformas das Unidades de Saúde de São Francisco, Itiúca e Barroquinha. Posteriormente novos postos serão requalificados.
O município vai implantar novas equipes de Saúde da Família e mais duas equipes de Saúde Bucal. “Nós temos três equipes e vamos avançar para mais duas. Então, vamos ficar com cinco equipes de Saúde Bucal no município”.

CONCURSO PARA AGENTES DE SAÚDE
Ainda nesta semana, a prefeitura de Nilo Peçanha deve anunciar o Edital para novo concurso de Agentes Comunitários de Saúde – ACS. “A gente tem uma urgência para fazer por causa da implantação da equipe Saúde da Família. O agente comunitário é uma profissão de grande importância para a saúde pública. O agente comunitário mora na comunidade, conhece todos os processos, os desafios, as necessidades da comunidade. Eu não consigo ver uma Atenção Primária sem esse trabalho do agente comunitário”, disse Viviane.
CURSO DE FORMAÇÃO
Está sendo concluído em Nilo Peçanha o Curso de Formação de Técnico e Agente em Saúde, voltado para os agentes de Endemias e os de Saúde. “Nós temos 21 agentes que estão se formando agora nesse mês de agosto para serem técnicos. O agente técnico pode fazer alguns procedimentos, como: aferição de pressão, glicemia, oxímetro. Ele pode fazer uma triagem do paciente em casa antes mesmo de chegar até a Unidade de Saúde”, explicou a secretária.

Viviane adiantou, ainda, que o município vai receber uma unidade do SAMU e que aguarda que o Governo Federal faça a licitação das ambulâncias. E, que será implantado em Nilo, o serviço de Saúde Mental. Uma equipe multiprofissional composta de psiquiatra, psicólogo, assistente social, enfermeiro, que vão dar uma atenção específica para a comunidade. “A gente sabe que a doença mental é secular desde antes da pandemia, mas essa situação avançou bastante. A gente tem pesquisa e estudos que trazem que 60% da população tem problemas de saúde mental devido a várias questões. Enfim, a gente se preocupa com isso. Então, a gente está aguardando também do Governo Federal essa liberação da portaria da equipe multiprofissional que já foi solicitada”, pontuou.
Sobre a Atenção Primária em Saúde, a secretária adiantou também que já está em andamento o projeto de extensão da equipe de atenção para que o serviço possa ser ampliado, o que beneficiará as comunidades com mais profissionais especializados.
Ascom PMNPeçanha
Comentarios