Nazaré: Nos últimos 4 anos, a prefeitura realizou inúmeras obras, programas, projetos e ações


A prefeitura municipal de Nazaré, no Recôncavo baiano, ao longo dos últimos quatro anos, tem transformado a cidade em um município de oportunidades, nos diversos setores, como saúde, educação, social e infraestrutura.

A prefeita Eunice Peixoto (DEM) foi a primeira mulher a ocupar o cargo como gestora municipal, sendo reeleita nas últimas eleições para seguir no comando da cidade. Ao lado do vice Ben Wilson Júnior e todo seu secretariado, composto em sua maioria por mulheres, vem mostrando bons resultados e compromisso com a população.


Confiram um resumo das ações de cada pasta da gestão:


EDUCAÇÃO

1OO% das Escolas Públicas Municipais reformadas, com ampliações e climatização de salas, salas multifuncionais e de música, refeitórios e cozinha padrão. Festas de formatura com a presença gestora. Aumento no número de matrículas. Capacitação dos professores e valorização da categoria. E, em 2020, uma das melhores notas no IDEB de todo Recôncavo.

SAÚDE

Implantação do Complexo de Saúde Luís Eduardo Magalhães, em anexo construção da Policlínica Municipal, com mais de 20 especialidades. Implantação de fisioterapia adicional, com aulas de pilates e hidroginástica, um diferencial em todo Recôncavo. Lançamento do Programa Movimento Saúde, levando atendimento médico, odontológico e diversos serviços aos quatro cantos do município, inclusive a zona rural. Exames oftalmológicos e entrega de óculos a pacientes referendados pelo CRAS. Construção e reforma de postos e unidades básicas, com destaque para a Unidade Básica de Saúde (UBS) da Volta do Tanque, com alto padrão estrutural e de atendimento. Suporte total a população desde o início da pandemia mundial que afetou diversos países, com: primeira barreira sanitária do Recôncavo, distribuição de máscaras, álcool em gel, central de monitoramento, ambulância de plantão, testes COVID em massa e Policlínica atendendo os casos sintomáticos, com triagem imediata.

INFRAESTRUTURA

Pavimentação da Rua 07 de Setembro, a maior obra da história do município, retirando famílias da lama, esgoto e poeira. Construção da Quadra Poliesportiva da Santa Rita. Construção de vestiário e reforma total do Campo do Apaga Fogo. Reforma do Ginásio do Areal que segue em andamento. Construção da Iª etapa da Praça dos Caxixis. Construção de uma Praça no local da Feira da Banana. Reconstrução da Praça Deraldo Cardoso com manilhamento também está em andamento. Reforma total da histórica Cruz do Alto do Cruzeiro, mais construção da sua escadaria. Dezenas de ruas pavimentadas, retirando milhares de famílias da lama e do barro. Manilhamento em diversas ruas do município. Recuperação de centenas de trechos de calçamento, danificados pela ação do tempo. Instalação de novos braços de luz e manutenção constante em toda a cidade. Manutenção constante das estradas vicinais. Manutenção constante da rede de esgoto. Projeto de engenharia completo da Ponte Eunápio de Queiroz, realizando todos os estudos técnicos para recuperação. Parceria com a COELBA objetivando o fornecimento de energia para diversas localidades, a exemplo do Caquende.


PLANEJAMENTO/ AGRICULTURA / MEIO AMBIENTE

Formulação do Plano de Saneamento Básico, uma grande conquista para o município. Suporte aos 03 anos de PAAlimentos. Cursos de capacitação para os agricultores em parceria com CEPLAC, SENAR, EMBRAPA e ADAB. Doações de mangueiras para irrigação. Doações de sementes de milho, mudas frutíferas e mudas florestais. Regularização da situação dos agricultores junto ao Banco do Nordeste, com quitação dos débitos. Projetos aprovados pelo PRONAF. Visitas técnicas e dias de campo. Mutirões de Dap. Projetos aprovados Aliança Produtiva da Mandioca e Edital 015 de segurança alimentar e nutricional. Programa Despertar. Programas de recuperação das nascentes. PNAE. Construção e reforma de Casas de Farinha.

ASSISTÊNCIA SOCIAL

Implantação do Programa do Leite. Implantação do PAAlimentos em 2018 com o secretário Nagib Neto. PAA Leite para famílias com perfil do programa, referenciadas e acompanhadas pelo CRAS. CREAS itinerante: Abrigo Paulo de Tarso, Comunidade do Leone, Centro Luz e Caridade. Passeio Intermunicipal com o Grupo dos Idosos na praia da Conceição, na Ilha de Itaparica. Realização da Conferência Municipal da Assistência Social, em 2017. Realização de Processo Simplificado de Seleção - REDA para trabalhadores do SUAS, entre 2017 e 2019. Acolhimento Regional para crianças em situação de vulnerabilidade social. Reativação de projetos e ações pelo CRAS no município. Caravana da Justiça Social retirando quase mil documentos de pessoas carentes. Projeto Carnaval para os idosos. Revitalização do Programa Bolsa Família, com serviço itinerante na área urbana e rural para recadastramento. Realização da Semana do Dia dos Pais, com ações de valorização dos pais e resgate da auto estima. Horta Comunitária. Programa Criança Feliz implantado em 2017. Projeto Cegonha com doações de enxovais para diversas famílias. Curso de qualificação profissional, a exemplo de decoração de bolos. Curso de eletricista de embarcações. Curso de garçom, almoxarife, entre outros.


Vale ressaltar que durante a pandemia, a prefeitura, através da Assistência Social, realizou a distribuição de milhares de cestas básicas para profissionais e famílias em situação de vulnerabilidade por conta da crise instalada pelo vírus no país.

TRANSPORTE

Conquista de 04 novos ônibus escolares. Aquisição de novos veículos para as secretarias de governo atender melhor a população através dos programas, projetos e ações de governo. Manutenção constante em todos os veículos, mantendo a qualidade do serviço público.

CULTURA

Apoio a oficina de atores de teatro junto ao Grupo Hibrys. Acompanhamento a visita de turistas. Reativação e organização da Lavagem da Igreja Matriz da Purificação Nossa Senhora de Nazaré. Solicitação do registro da Feira do Caxixis como Patrimônio Imaterial do Brasil junto ao IPHAN. Participação na Secretaria Estadual de Turismo (SETUR), através da Oficina de Produção Associada ao Turismo. Apoio a organização do Clipe de Sinho Bernardo "Preta de Nazaré ". Criação do espaço Tradição, na Feira dos Caxixis. Criação das Arenas Caxixis, Central, Infantil e Maria Fumaça. Implantação e apoio ao Projeto SESOL. Realização e organização do evento Moto Caxixis. Cadastramento dos atores do Turismo no sistema CADASTUR, no Ministério do Turismo. Criação do Projeto Esperando o São João. Resgate e organização da Alvorada Junina. Solicitação de recursos para Monumento Jesus de Nazaré, através do Ministério do Turismo e da SETUR. Organização e estrutura das barracas para os festejos do Glorioso São Roque. Inclusão do município no Mapa do Turismo Brasileiro e reconhecimento com certificação. Realização e organização do evento Medalha Mãe Stella de Oxóssi, na Câmara de Vereadores (em alusão ao dia da mulher negra). Resgate e organização do Concurso Municipal de Fanfarras. Elaboração do projeto para criação do Santuário Santa Dulce dos Pobres, no monumento Cristo de Nazaré. Participação no Festival de Turismo Cultural da Baia de Todos os Santos, em Salvador. Apoio e incentivo ao Grupo de Capoeira Mestres do Amanhã, Casa de Farinha Roque Mário, Presente do Dia 02 de Fevereiro, Forró do Abrigo Paulo de Tarso. Pagamento do auxílio emergencial da Lei Aldir Blanc para classe artística do município.

ESPORTE

Realização de Campeonatos: Interbairros, campeonato da Mercantil, Copa Rural e Campeonato de Futsal. Torneios: Mercantil, Apaga Fogo e Aprendizado. Apoio: Escolinhas de Futebol, Basquete, Ciclismo, Vôlei, Karatê, Jiu-jitsu, Capoeira, entre outros.

UMA NOVA GUARDA MUNICIPAL

Sobre a velha e a nova Guarda, o inspetor Boaventura relatou: “Hoje é uma nova Guarda, uma nova logística, melhorou rendimentos e reconhecimento. A gestão atual regulamentou e melhorou 100%. Nenhuma gestão esteve tão próxima da Guarda”.


Fonte/fotos: Ascom PMNazaré


Posts Em Destaque
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

© 2016 - Criado pela Agência Andrade Comunicação e Marketing 

Contate-nos: 75 9 91211904 | 75 9 98317900 | vanessa.cultura.bsul@gmail.com