top of page
BANNER WEB - 728x90px - ESTADO SOLIDARIO.png

N.PEÇANHA: Dia Municipal do Zambiapunga é aprovado e será todo dia 1º de novembro

De autoria do presidente da Casa Legislativa, Joimar Santos (Tchay), Lei foi sancionada pela prefeita Jacqueline Soares.


O grupo folclórico de Nilo Peçanha, Zambiapunga, conhecido internacionalmente, terá uma data especial para a comemoração do seu dia – 1º de novembro. É que a Câmara de Nilo Peçanha aprovou, por unanimidade, a Lei Nº 453/2023, de 27 de setembro de 2023, que em seguida foi sancionada pela prefeita Jacqueline Soares, instituindo a data de 1º de novembro como o Dia Municipal do Grupo Zambiapunga.


De autoria do vereador e presidente da Câmara, Joimar Santos (Tchay), a data será lembrada e celebrada com a saída do cortejo pelas ruas da cidade, em um grande ritual da cultura popular nilopeçanhense e baiana.

O secretário municipal da Cultura, David Terra, disse que o registro no calendário cultural de Nilo Peçanha do dia primeiro de novembro como o dia da Zambiapunga é importante para valorizar e preservar a cultura afro-brasileira, e celebrar a contribuição histórica dos Zambiapungas na região, além de salvaguardar a cultura. "Afinal, o Zambiapunga é uma manifestação cultural patrimônio imaterial do estado da Bahia. Nada mais justo que manter nos registros legais do município sua data, na tentativa de manter viva a memória desta manifestação cultural tão importante na Bahia", comemorou Terra.

O mestre Walmório San comemorou a aprovação da Lei, ressaltando a importância do grupo para a cultura do município e agradeceu aos vereadores pela aprovação unânime, e à prefeita Jacqueline por ter sancionado de imediato a referida Lei, por também entender a importância do grupo para Nilo Peçanha.


Na semana em homenagem ao Dia do Zambiapunga, as escolas, em parceria com a instituição e com apoio da secretaria municipal da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, poderão promover inúmeras atividades que envolvam e fortaleçam a cultura local e regional. E, a comunidade poderá realizar atividades religiosas, artísticas, culturais e esportivas, de forma a propiciar confraternização e o sentimento de pertencimento em todos os seus cidadãos.




Fonte: Ascom Nilo Peçanha

Fotos: Wendell Max

Comentarios


Siga!
  • Facebook ícone social
  • YouTube ícone social
  • Instagram ícone social
bottom of page