top of page
BANNER WEB - 728x90px - ESTADO SOLIDARIO.png

Morro de SP recebe Festival Gastronômico com 28 restaurantes, shows e mostra de cinema


A segunda edição do evento traz roteiro de atividades em 15 dias com expectativa de injetar R$ 30 milhões na economia local

Considerado um paraíso por suas praias, o município de Cairu é o terceiro destino mais procurado na Bahia e uma das cinco cidades classificadas na categoria A no Mapa do Turismo Brasileiro 2022, do Ministério do Turismo (MTur). Aproveitando esses atrativos, a ACEC – Associação Comercial e Empresarial do município realiza a segunda edição do Festival Gastronômico e Cultural para atrair turistas e moradores e aquecer a movimentação no arquipélago da Ilha de Tinharé, que está às vésperas da alta temporada.


O evento acontecerá entre os dias 15 e 30/10 com uma programação de shows, palestras, mostra de cinema e cozinha show. A edição 2022 traz Roteiro Gastronômico envolvendo 28 restaurantes com pratos exclusivos e curadoria assinada pelo renomado chef baiano Vini Figueira.


Para o segundo ano do Festival Gastronômico & Cultural de Morro de São Paulo “a expectativa é injetar mais de R$ 30 milhões na economia local e um aumento nas vendas em torno de 20% nos quinze dias de festival, sobretudo nas áreas de alimentação e hospedagem”, pontua Juan Troitino, presidente da entidade. Em Morro de São Paulo a média de visitantes é de 200 mil pessoas, segundo dados da Secretaria de Turismo da Bahia. Número que deverá crescer neste próximo período.


Uma das novidades será a Mostra de Arte & Cultura, nos dias 22 e 23/10 comandada por Flávia Barbalho Paulino, produtora e diretora audiovisual responsável pelo Festival de Cinema de Trancoso e a Mostra de Cinema de Caraíva. Serão exibidos seis filmes entre curtas e longas-metragens nas categorias adultas e infantis.

A programação deste ano também apresenta o Cozinha Show, dia 16/10, onde o chef Vini Figueira convidará o chef Hilton Kaywa e as marisqueiras de Cairu. Dentro desta programação, palestras e oficinas gastronômicas já estão sendo realizadas pelo Sebrae, Senac, chef Mia Petinatti e o mixologista Junior Queiroz.


“Essa é a segunda edição do Festival Gastronômico. Ano passado tivemos em Morro de São Paulo uma movimentação que não esperávamos em todos os 15 dias do festival, não só na abertura, foi um sucesso! Esse ano a programação foi trabalhada com mais antecedência, não temos aquelas restrições do ano passado e a prefeitura junto com a Associação comercial de Cairú (ACEC) que está promovendo mais uma vez o festival. Esperamos um movimento maior esse ano do que no ano passado, nesse evento que fomenta o nosso turismo e aquece o seu cenário antes da alta estação chegar” conta Cláudio Britto, secretário de Turismo do Arquipélago de Cairu.


FORTALEZA DE MORRO DE SP


A programação do festival terá um show de abertura exclusivo, dia 15/10, às 16h, na Fortaleza de Morro de SP. Margareth Menezes apresenta o Eletroacústico com uma seleção eclética de canções que marcam a trajetória da cantora e compositora para apenas 500 pessoas. A noite será completa com a família musical OnLive Bahia, que desde 1987 encanta o público com a violinista Hosana Ibarra.


Os ingressos já podem ser adquiridos pelo aplicativo Viva Cairu. A plataforma, disponível para smartphones, também traz informações turísticas sobre a ilha e rendeu o reconhecimento de pioneirismo por parte do projeto Destinos Turísticos Inteligentes (DTI) do Ministério do Turismo. Mais informações sobre o Festival estarão disponíveis no instagram @festivaldemorro.




COLAB ASSESSORIA

Fotos: Bruno Ardnt

Siga!
  • Facebook ícone social
  • YouTube ícone social
  • Instagram ícone social
bottom of page