BANNER WEB - 728x90px - ESTADO SOLIDARIO.png

Moradores de Boipeba e Moreré entregam aves silvestres para campanha do INEMA


A campanha também será realizada em Morro de São Paulo e Gamboa, entre os dias 5 e 8 de outubro


Papa-capim, periquito verde, canário da terra e curió. Essas foram as espécies entregues pelos moradores da Ilha de Boipeba, durante a Campanha de Entrega Voluntária de Aves Silvestres, que faz parte do Projeto de Educação Ambiental para Conservação da Fauna Silvestre no Estado da Bahia, realizado pelo Inema e que contou com a parceria da prefeitura de Cairu.


As atividades de sensibilização e conscientização das comunidades de Boipeba e Moreré foram iniciadas na terça-feira (21/09) e finalizadas nesta sexta-feira (24/09).


São muitas ocorrências de animais presos em todas as nove comunidades da APA das Ilhas de Tinharé e Boipeba. Por isso, as coordenações de Gestão de Fauna e Gestão de Unidades de Conservações do Inema planejaram essa campanha, com o intuito de sensibilizar as pessoas, educar, trocar experiências e dar a oportunidade de entregarem seus animais voluntariamente, antes de acontecer uma fiscalização, onde cabe uma série de sanções.


Agora as aves silvestres serão encaminhadas para os Cetas Estaduais do Inema, onde serão avaliadas e estando aptas, serão reintroduzidas à natureza.

GUARDIÕES DA NATUREZA

Foi assim que as crianças de Moreré se intitularam, após entregarem voluntariamente seus pássaros. O trabalho de conscientização da comunidade e educação ambiental com as crianças foi feito pela gestora da APA, Ana Carla Souto; e a técnica do INEMA, Rosane Barreto. O veterinário do Cetas Salvador, Caio Almeida acompanhou toda a ação.

SENHOR DO BONFIM

Na última terça (21/09), o Inema recebeu um chamado de entrega voluntária no município de Senhor do Bonfim-BA. Trata-se de nove aves silvestres, sendo sete araras e dois tucanos que estavam sendo criadas em cativeiro por muito tempo sem autorização.


DISQUE DENÚNCIA

Para fazer a entrega voluntária em Salvador ou em outra região do Estado, independente de campanha, basta entrar em contato pelo Cetas Estaduais do INEMA, através do Disque Resgate 71 99661-3998.



Fonte/fotos: Inema | BA

Edição: Vanessa Andrade - V1 Comunicação

Siga!
  • Facebook ícone social
  • YouTube ícone social
  • Instagram ícone social