BANNER WEB - 728x90px - ESTADO SOLIDARIO.png

Mais de 5 mil pessoas prestigiaram Cortejo Afrobarroco em Cachoeira - Destaque para Cairu e Valença


Cachoeira ficou pequena para receber tanta gente neste domingo, 24, durante o Cortejo Afrobarroco que saiu de São Félix, atravessou a Ponte Dom Pedro II e percorreu as ruas do município.


Mais de 5 mil pessoas, segundo a organização do evento, acompanharam, apreciaram e se surpreenderam com a força e a beleza artística das manifestações culturais Afro Brasileiras do Recôncavo Baiano e de outras regiões da Bahia. Mais de 30 grupos culturais das cidades de Cruz das Almas, Cachoeira, São Félix, Santo Antônio de Jesus, Cairu, Valença, Saubara, Itaparica, Muritiba, São Francisco do Conde e Feira de Santana participaram do desfile.

As expressões culturais foram objeto de filmagens para posterior apresentação às empresas do segmento audiovisual. As cidades baianas foram representadas pelas Filarmônicas, Sambas de Roda, Capoeira, Ala das Baianas, Bumba Meu Boi, Bonecos Gigantes, Caras Pintadas, Congos de Cairu, Quadrilhas Juninas, Charuteiras, Mandus, Caboclos, Maculelês, Mulheres de Axé do Brasil, Zambiapunga, dentre outras.

VALENÇA

A comitiva internacional do Festival FINISTERRA FILM ART & TOURISM Brasil Afrobarroco, encantada com as riquezas e o potencial cultural e turístico do Recôncavo e da Bahia, se rendeu a festa, caindo na dança, capturando imagens e registrando cada momento. A cultura de Valença foi destaque com o grupo cultural Zambiapunga de Maricoabo, a quadrilha Junina “Explosão Junina”, a artesã Sulvani Nascimento e manifestações culturais de matriz africana.

CAIRU

De Cairu, os Congos deram um show de cores e sons no Cortejo Afrobarroco de encerramento. Para o prefeito de Cairu, Hildécio Meireles, a participação dos Congos no festival é uma excelente oportunidade de divulgação das práticas centenárias do município, que é reconhecido como um dos mais importantes polos culturais da Bahia.


O objetivo da realização do Festival Finisterra na Bahia é atrair turistas para todo território baiano, assim como fortalecer a economia da Cultura e do Turismo. O evento que foi realizado pela Fundação Hansen Bahia, em parceria com a Santa Casa de Misericórdia, com o apoio do Governo do Estado, através da Secretaria de Turismo (Setur), da Rádio Educadora e da TVE.


Confira os filmes selecionados para a mostra no site Arraial CineFast: www.arraialcinefedt.wixsite.com/online

Fontes: Baixo Sul em Pauta / Ascom PMCairu

Edição: Vanessa Andrade - V1 Comunicação

Fotos: Ascom PMValença


Siga!
  • Facebook ícone social
  • YouTube ícone social
  • Instagram ícone social