JAGUARIPE: Festa de Janeiro agita a região com programação diversificada de 27 a 30/01
O município de Jaguaripe, no Baixo Sul baiano, está em festa neste mês de janeiro. Dia 21 acontece a 35ª edição da Regata dos Navegantes, e de 27 a 30 a famosa Festa de Janeiro.
Além da programação de shows ao vivo que inclui grandes nomes do cenário musical, como Pablo, Thiago Aquino e Luiz Caldas, a festa terá também a Segunda da Galera (29/01) e o tradicional Baile dos Coroas (30/01).
Jaguaripe está a apenas 61km de Salvador e é um dos mais belos e históricos destinos na Baía de Todos-os-Santos. Para chegar a esse lugar especial, basta fazer um simples desvio na BA 001. A cidade tem uma vocação natural para o turismo náutico, com cachoeiras, rios e mangues prontos para serem navegados - desde as embarcações mais rústicas, como as mais modernas.
História
Jaguaripe surgiu durante a 3ª Governadoria-Geral do Brasil – a de Mem de Sá – 1558-1572. Para que fosse facilitado o trabalho jesuíta (a conselho do padre Manuel da Nóbrega), instituiu-se a política de juntar várias aldeias em missões próximas às vilas. Este trabalho era dirigido por jesuítas, que asseguravam a educação cristã dos filhos da terra e os integravam à sociedade.
O município foi o primeiro criado no recôncaco baiano, com a denominação de Vila de Nossa Senhora da Ajuda de Jaguaripe. Chegou a ser extinto em julho de 1931 e anexado como subprefeitura ao município de Aratuípe. Neste mesmo ano de 1931, depois que os moradores em protesto cobriram toda a cidade de luto Jaguaripe voltou a ser um município.
Por Vanessa Andrade - Redação
Com informações do iBahia
Comments