BANNER WEB - 728x90px - ESTADO SOLIDARIO.png

ITUBERÁ - Secretaria Municipal da Saúde informa um caso suspeito da "Varíola do Macaco"


A secretaria de Saúde de Ituberá, junto com a Vigilância Epidemiológica, informou através de nota pública, que o município possui um caso suspeito de Monkeypox, conhecida como a "Varíola do Macaco".


Segundo a nota, o caso encontra-se isolado, testado, aguardando o resultado, e está sendo monitorado. "O paciente apresenta quadro clínico estável e todos os protocolos do Ministério da Saúde estão sendo cumpridos", afirmam.


A orientação da secretaria é que em caso de algum sintoma, o paciente deve procurar a Unidade de Saúde mais próxima para uma avaliação. Os sintomas podem ser: Febre; nódulos linfáticos inchados; dores nas costas e músculos; dor de cabeça intensa; erupção no rosto, mãos e pernas; pústula (mancha, ferida).


Medidas preventivas podem ser adotadas, como: Evitar beijar e abraçar alguém que esteja com a doença; não compartilhar roupas de cama, toalhas, talheres, copos, objetos pessoais; usar máscara facial que proteja contra gotículas e saliva entre casos confirmados, contactantes e suspeitos.





Por Vanessa Andrade - Redação

Siga!
  • Facebook ícone social
  • YouTube ícone social
  • Instagram ícone social