BANNER WEB - 728x90px - ESTADO SOLIDARIO.png

ITUBERÁ - Banda Perfume de Birroca estreia no cenário musical com muito Rock'n Roll


Ituberá, no Baixo Sul baiano, viveu uma noite de quinta-feira diferenciada. A cidade que já revelou uma grande banda de Forró, Banda Pirilampo, agora estreia no mundo do Rock'n Roll, com a mais nova sensação musical: Banda Perfume de Birroca.


A banda composta por cinco amigos, profissionais consolidados em suas áreas de atuação, que começaram a "fazer um som", compartilhando a paixão em comum: o Rock'n Roll. E, desses encontros para lazer e boa música, nasceu a ideia da banda, com o objetivo de se divertirem, divertir familiares e a galera amante do estilo musical.

Banda Perfume de Birroca no restaurante Muka Music Bar (foto: Vanessa Andrade)


O primeiro convite surgiu e o grupo se apresentou de forma mais oficial no restaurante Muka Music Bar, nesta quinta (09/06). O resultado da "brincadeira" foi casa cheia e muito Rock para a alegria do público. Pessoas de todas as idades, incluindo a garotada que já segue a referência dos papais músicos. Um exemplo é o pequeno Bento, filho do médico Pablo Rocha, um dos guitarristas da banda, que fez uma participação na bateria. "Muito feliz com tudo isso! A nossa proposta é compartilhar um bom e velho Rock'n Roll com quem gosta. E, meu filho surpreendendo com apenas dois meses de aula. Uma noite muito bacana!".

Pablo Rocha, um dos guitarristas da banda

Bento, filho de Pablo Rocha


Perfume de Birroca conta ainda com Roberto Tadao, empresário e guitarrista; Guilherme Lima, professor e vocalista; Marcos Billy, videomaker e baixista; e, Adriano Ventura, administrador e baterista. Todos amantes deste estilo musical que surgiu nos Estados Unidos no final dos anos 1940 e início dos anos 1950, com raízes nos estilos musicais norte-americanos, como: country, blues, R&B. E, que rapidamente se espalhou para o resto do mundo.


"Agradecemos imensamente ao enorme carinho que recebemos de todos os que compareceram a estreia da Banda Perfume de Birroca, e à aqueles que nos acompanharam através das redes sociais. O evento foi um sucesso! A energia presente, indescritível! Gratidão a vocês, força e combustível que precisávamos para continuar", afirmaram os integrantes da banda.

Banda Perfume de Birroca com os comunicadores Vanessa Andrade e Marcelo Dutra


O Rock

O Rock ou Rock n' Roll surgiu e se firmou nos Estados Unidos durante a década de 50, tendo rapidamente se espalhado por todo o mundo. Sua história começou com a influência cultural da música dos escravos vindos da África, na sociedade norte-americana como forma de expressão cultural e artística.


Tem como instrumentos típicos a guitarra elétrica, baixo elétrico, bateria, piano, teclado. E, como origens estilísticas: Country, gospel, folk, jump blues, Chicago blues, Western swing, Boogie-woogie, R&B . Possui como “Rainha”, a cantora Janis Joplin, primeira referência quando se fala do Rock dos anos 60. Já Elvis Presley é considerado até hoje o "Rei", maior ídolo do Rock'n Roll mundial.


Chuck Berry, nascido em 1926, em San Luis (EUA), pode ser considerado o "pai do Rock and Roll". Após despontar nas rádios americanas em 1950, os acordes urgentes e inventivos do guitarrista acabaram influenciando as principais bandas das décadas seguintes, como os Beatles, Rolling Stones e Beach Boys.


Curiosidade

Segundo registros históricos, a primeira mulher a tocar Rock no mundo foi Sister Rosetta Tharpe, e ela influenciou grandes nomes como Little Richard, Chuck Berry, Elvis Presley e outros artistas cativados pelo seu estilo único.


Conta a história que Sister Rosetta, guitarrista negra pungente, uniu o gospel ao blues e acelerou sua batida no final dos anos 30, e já era roqueira antes mesmo de Little Richard ou Elvis Presley ficarem populares levando o ritmo para a massa. Ela teria sido a grande mãe do Rock.

Sister Rosetta, guitarrista negra


Confiram mais alguns registros do show

Adriano Ventura, administrador e baterista

Roberto Tadao, empresário e guitarrista

Marcos Billy, videomaker e baixista

Guilherme Lima, professor e vocalista



Por Vanessa Andrade

Fotos: Micael Almeida

Siga!
  • Facebook ícone social
  • YouTube ícone social
  • Instagram ícone social