BANNER WEB - 728x90px - ESTADO SOLIDARIO.png

Heveicultores do Baixo Sul buscam apoio tecnológico para o combate à Crosta Negra


A produção de borracha no Baixo Sul do Estado tem vivido um desafio em função da praga Crosta Negra, doença considerada nova e que chegou na região causando prejuízos às plantações.


A Crosta Negra provoca o desfolhamento muito intenso da seringueira o que vem ocasionando falta de proteção e perda de rendimento das árvores.


A Superintendente de Agricultura, Aquicultura, Pesca e Pecuária, Jaqueline Mamédio, disse ao Portal que, para discutir e buscar uma solução eficaz para o problema, um encontro foi articulado pela Secretaria Municipal da Agricultura, de Ituberá, com a presença de heveicultores das Plantações Michelin, AgroIndustrial, Cultrosa, COOPAFBASUL, COEPI, COOAFI, CIAPRA, Fazenda Tiriri e Ouro Verde Cooperativa, para definir estratégias para o combate da doença.


Na manhã desta sexta-feira (23), houve uma demonstração de pulverização aérea, pela empresa Experimental Agrícola, de Lavras, em Minas Gerais, com a utilização de drone, método que tem melhorado a eficácia da aplicação dos fungicidas, em uma das fazendas da Cooperativa Ouro Verde, localizada em Igrapiúna.


“Fazer a pulverização usando trator ou quadriciclo agrícola é eficaz em alguns casos, entretanto, há locais que por conta das condições geográficas e da altura da seringueira, o fungicida não alcança, prejudicando o trabalho. Com a demonstração de pulverização aérea por drone, os heveicultores vislumbram o favorecimento de uma melhor aplicabilidade do fungicida nas copas das árvores”, disse, Jaqueline.


Apesar dos prognósticos de crescimento, os números no Baixo Sul são preocupantes, pois, segundo Taylor Amparo, Técnico do Ciapra Baixo Sul, entre os anos de 2010 e 2020 houve uma queda na produção de coágulo de borracha na região em torno de 60%, o que preocupa os produtores. “A Câmara técnica do CIAPRA, assim como os municípios envolvidos, está buscando contato com o Governo do Estado, na tentativa de mais esse apoio em prol dessa grande missão que é combater a Crosta Negra”, disse Taylor.


Após o encontro, ficou definida a realização de uma reunião entre a Secretaria da Agricultura de Ituberá e os parceiros para avançar na busca de apoio governamental e dar início à criação do Consórcio das Fazendas do Baixo Sul da Bahia, visando criar forças para tratar dos problemas da agricultura regional.


Mercado


Segundo a Associação Brasileira de Produtores e Beneficiadores de Borracha Natural (Abrabor), a cadeia produtiva movimenta R$ 28,7 bilhões, gera mais de 100 mil empregos, sendo 22,8 mil só na heveicultura e esse mercado deve crescer 5,8% e a produção 5,7%, em 2021.


da Redação | Portal Baixo Sul | Imagens: Jaqueline Mamédio

Siga!
  • Facebook ícone social
  • YouTube ícone social
  • Instagram ícone social