top of page
BANNER WEB - 728x90px - ESTADO SOLIDARIO.png

Gravado no Baixo Sul baiano, filme A Matriarca estreia exibição no Brasil no Panorama Coisa de Cinema

A obra tem sua primeira exibição no país após participar de festivais internacionais



O filme ‘A Matriarca’ terá sua primeira exibição em festivais brasileiros durante a programação do XIX Panorama Internacional Coisa de Cinema. A obra tem direção do cineasta baiano Lula Oliveira e será exibida no dia 15, às 19h40, no Cine Glauber Rocha, com debate após a sessão, e terá reprise no dia 20, às 20h20.


“O Panorama Coisa de Cinema é hoje o mais importante festival de cinema da Bahia e um dos principais festivais do Brasil. Um evento celebrativo do cinema internacional, do Brasil e baiano. Espaço de discussão e apreciação de filmes diversos que celebram a pluralidade de estéticas e narrativas de diversos lugares da Bahia, Brasil e do mundo. Fico muito feliz de ter a primeira exibição de ‘A Matriarca’ aqui na Bahia, dentro da programação do Panorama, após os eventos internacionais que participamos. E a partir daí vamos circular em mais festivais Brasil afora”, avalia Lula Oliveira.

Gravado no Baixo Sul baiano, nos municípios de Valença e Cairu, ‘A Matriarca’ conta a estória de uma família que há muito não se via, separados no tempo, se reencontram na pequena Itabaína (cidade fictícia) para rever a matriarca e comemorar os seus 90 anos.  No dia do aniversário, uma grande surpresa: a matriarca da família morre. A partir daí, mistérios e segredos vêm à tona.


Em outubro de 2023, o filme recebeu duas menções honrosas no Los Angeles Brazilian International Film Festival (LABRFF), nos Estados Unidos: Prêmio Reconhecimento Especial pela Obra e Prêmio Reconhecimento ao ator Caco Monteiro, pelo conjunto da sua obra. Em novembro, foi a vez de participar do Violeta Film Fest, na Colômbia.

O longa-metragem é composto por uma equipe formada apenas por profissionais baianos. Além de Caco Monteiro, no elenco, estão grandes nomes do cinema da Bahia, como Luciana Souza, Jackyson Costa, Aicha Marques, Analu Tavares, Evelin Buchegger, Gil Teixeira, Sonia Leite, Hilton Cobra, Loia Fernandes, Rodrigo Lélis, Jonas Laborda, Eva Lima, Barbara Borga Alba Cristina, Flavia Fonseca, Magnólia Braga e Éder Boorbom. O filme também contou com a participação especial de Vinicius Oliveira (Central do Brasil), Fátima Mendonça, da cantora Mariela Santiago e da atriz francesa Lucile Prement.


Produzido pela DocDoma Filmes, A Matriarca foi realizado com recursos da Ancine, FSA, BRDE. Também teve o patrocínio para finalização do CredCesta e da Bahiatursa. Tem o apoio da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, Prefeitura de Cairu, Valença, Nilo Peçanha, Instituto de Desenvolvimento do Baixo Sul – Ides e do Sated Bahia.

 

Serviço

O que: Exibição do filme ‘A Matriarca’ no Panorama Coisa de Cinema 2024

Quando: 15/03 (sexta), às 19h40  e 20/03 (quarta), às 20h20

Onde: Cine Glauber Rocha – Centro



Assessoria / Pitaya Projetos e Comunicação

  

Commenti


Siga!
  • Facebook ícone social
  • YouTube ícone social
  • Instagram ícone social
bottom of page