top of page
BANNER WEB - 728x90px - ESTADO SOLIDARIO.png

Governo do Estado oferece serviços durante ato em homenagem aos trabalhadores no Farol da Barra


Corrida, atividades lúdicas, SineBahia Móvel, informações de programas da Educação, vacinação e apresentações musicais marcam o 1º de maio.


Foi grande a movimentação no Farol da Barra, em Salvador, nesta quarta-feira (1º). O local sedia uma programação especial em homenagem ao Dia Internacional do Trabalhador. Apresentações musicais, aulão aeróbico e corrida, além de outros serviços oferecidos por secretarias do Estado, como a Caravana do Lazer com atividades lúdicas e equipamentos recreativos para crianças, o SineBahia Móvel, informações de programas da Educação, vacinação e apresentações musicais. Representando o governador Jerônimo Rodrigues, o vice-governador, Geraldo Júnior, destacou a importância de ações e o diálogo constantes com as centrais sindicais como em reconhecimento aos trabalhadores.


"Viva o 1º de maio! E a relevância de ações como essa, que o Governo do Estado também mantém diálogos com as centrais sindicais. Esse diálogo é fundamental. Essa relação de parceria e de escuta por parte do nosso Governo gera esse exemplo aqui hoje", enfatizou o vice-governador.

Com o mar do Farol da Barra como cenário, os exercícios de ginástica e alongamento contaram com grande participação do público. O foco é manter a saúde. "É uma forma de incentivar a cuidar da saúde e nada melhor do que incentivar mostrando a multidão que estava aqui, como é bom fazer parte de atividades físicas", ressaltou a trabalhadora Valdirene Passos. Uma corrida de cinco quilômetros, partindo do Farol da Barra em direção ao bairro Ondina, também foi realizada. A Secretaria Estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) disponibilizou mil camisetas, água e lanche para os participantes da corrida.


Os presentes ainda contaram com os serviços do SineBahia, através de uma unidade móvel. No posto foi realizada a emissão de documentos e intermediação para vagas de trabalho. José Ailton é motorista e estava em busca de uma recolocação no mercado de trabalho. "Vim tentar uma vaga de emprego. Já tenho muito tempo parado e quero só uma oportunidade como motorista", disse. De acordo com a coordenadora do SineBahia, Kadine Bárbara Santos, os são mais 230 vagas disponibilizadas durante a ação. " A gente pede que todo mundo venha aqui hoje, para que o trabalhador saia daqui com sua carta e possa ser encaminhado", comentou Kadine. Ela acrescentou que o SineBahia participa de ações como essa para chegar mais próximo da população. "A gente sai da nossa estrutura e leva esse serviço porque consegue agregar mais. Para que outras pessoas sejam cadastradas e também sejam encaminhadas", completou. O SineBahia é ligado à Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte.

No local estavam estacionados a Biblioteca Móvel, da Fundação Pedro Calmon, e o Centro de Referência de Combate ao Racismo e à Intolerância Religiosa Nelson Mandela, da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi). Com o objetivo de ampliar a estratégia de vacinação e aumentar o público imunizado, a Secretaria da Saúde (Sesab) disponibilizou doses de vacinas da gripe e da Covid. "Foi uma grata surpresa chegar aqui nesse evento. Viver essa iniciativa do Governo do Estado, valorizando cada vez mais a saúde dos corredores", afirmou José Augusto após ser vacinado.


Já no espaço da Secretaria da Educação (SEC) os participantes deste dia especial tiveram acesso a informações de programas como Bolsa Presença, Pé de Meia e Busca Ativa Escolar, Educação Profissional e 1º Emprego. Também foram feitas inscrições no Encceja. Uma caixa do Programa Bahia Sem Fome também foi instalada para arrecadar alimentos e representantes da Secretária de Políticas para as Mulheres realizavam a campanha "Oxe, me repeite", contra o assédio.


Estavam presentes as secretárias da Educação em exercício, Rowenna Brito, da Saúde, Roberta Santana, e de Assistência e Desenvolvimento Social, Fabya Reis, o secretário do Turismo, Maurício Bacelar, e a diretora-geral do Departamento de Polícia Técnica, Ana Cecília Bandeira, superintendente de Prevenção e Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres, da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Camila Batista.


No período da tarde, estão programadas apresentações das bandas Adão Negro e Psirico, patrocinadas pela Superintendência Estadual de Fomento ao Turismo (Sufotur).

Sobre o 1º de maio

A celebração do dia do trabalhador remonta ao final do século XIX, quando trabalhadores de Chicago, nos Estados Unidos, realizaram uma grande greve geral demandando a redução da jornada de trabalho para oito horas diárias. No Brasil, o 1º de maio começou a ganhar importância no final do século XIX.


O dia mundial do trabalhador e da trabalhadora é um espaço para comemorar vitórias e promover reivindicações de melhorias para o conjunto da classe trabalhadora. A formulação de políticas públicas que possam garantir melhores condições para os trabalhadores são base para consolidação de um governo popular, em especial, com a retomada da política de valorização do salário mínimo.




Repórter: Anderson Oliveira/GOVBA

Fotos: Feijão Almeida/GOVBA

Comments


Siga!
  • Facebook ícone social
  • YouTube ícone social
  • Instagram ícone social
bottom of page