top of page
BANNER WEB - 728x90px - ESTADO SOLIDARIO.png

Governador autoriza obra de requalificação do Teatro do IRDEB, em Salvador


A ordem de serviço que autoriza o início das obras de requalificação do Teatro do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (Irdeb) foi assinada pelo governador Jerônimo Rodrigues, na manhã desta segunda-feira (19), na sede do Irdeb, no bairro da Federação, em Salvador. A cerimônia de autorização para o início da intervenção, com recursos de R$ 4,5 milhões do Governo do Estado, contou ainda com a participação do vice-governador Geraldo Júnior, da secretária da Educação Adélia Pinheiro e do diretor-geral do Irdeb, Flávio Gonçalves.


A obra de reforma e ampliação do Teatro do Irdeb inclui melhorias na iluminação, refrigeração e sonorização, além da instalação de novas poltronas. A intervenção contempla também a construção de camarins, sanitários, foyer e café. “A expectativa é que sejam realizados aulas, aulões para o Enem, palestras e seminários. Mas, é claro que é um espaço cultural também, para gente ouvir uma boa música, como um festival da Rádio Educadora”, explica o governador.

Com previsão de conclusão da requalificação até fevereiro de 2024, o teatro terá uma nova fachada e melhorias na parte externa, que conta com um projeto de paisagismo e ambientes de convivência para o público. A capacidade do espaço cultural é de 161 espectadores e, com a reforma, passa a atender também os quesitos de acessibilidade, com adaptação para pessoas com deficiência e demais exigências de segurança.


De acordo com Flávio Gonçalves, o teatro estará ainda mais integrado às demais ferramentas de produção de conteúdo do grupo, composto pela TVE, Rádio Educadora e TV Educa Bahia. "Diferente de outros teatros, em que as pessoas só conseguem ter a experiência de assistir à programação do teatro se for até lá, aqui o povo vai poder assistir pela TVE, que agora chega para 12 milhões de baianos, com transmissão pela TVE, pela rádio Educadora FM, pela TV Educa Bahia e pelas nossas redes sociais também”, enfatiza Flávio Gonçalves. Até dezembro deste ano, 116 municípios baianos estarão habilitados para retransmitir a programação via sinal digital.

A secretária da Educação, Adélia Pinheiro, destaca o potencial educacional do espaço. "Essa estrutura modernizada à disposição da população baiana constitui-se como mais um ambiente de produção de conteúdo, para chegar às nossas escolas, estudantes e professores, através da TV Educa Bahia. O teatro é equipamento de realização de atividades formativas e educativas para a nossa comunidade”, pontua a titular da SEC, à qual o Irdeb é vinculado.


A última reforma do Teatro do Irdeb foi concluída em 2000. Nessa, cerca de 40 trabalhadores estarão envolvidos. Contratado, o ajudante de pedreiro, Daniel Santos, fala como se sente em fazer parte da obra. “Acho muito importante o fato de a gente estar colaborando com a educação, fazendo coisas boas para a comunidade”, declarou.





Repórter Laís Nascimento

Fotos: Joá Souza/GOVBA

Commentaires


Siga!
  • Facebook ícone social
  • YouTube ícone social
  • Instagram ícone social
bottom of page