Gandu confirma três casos de Febre Oropouche no município
Doença é causada pela picada do mosquito conhecido na região como borrachudo ou maruim
O município de Gandu, no Baixo Sul do estado, está entre as cidades baianas que confirmaram casos positivos para Febre Oropouche, causada pela picada do mosquito conhecido na região como borrachudo ou maruim, de acordo com informações divulgadas pela Secretaria Municipal de Saúde, com base nos dados do LACEN, que é o Laboratório Central do estado, onde são analisadas as amostras de exames.
A Secretaria Municipal da Saúde explicou que a doença tem sintomas muito parecidos com os da dengue, como febre, dor no corpo e dores nas articulações. A pasta informa ainda que não existe tratamento específico para a febre, sendo o manejo clínico focado no alívio dos sintomas.
“Por esta razão, não há motivos para pânico. Em casos de sintomas semelhantes, procure o posto de saúde. De acordo com a SESAB - Secretaria de Saúde da Bahia, até o momento já foram confirmados 80 casos de Febre Oropouche em todo estado”, disse nota da prefeitura.
A secretaria reforça a importância do diagnóstico laboratorial para um acompanhamento efetivo dos casos e destaca ações de vigilância epidemiológica para monitoramento da situação.
Ascom PMGandu
Comments