Fogueiras e fogos de artifício são proibidos em cidades da BA após recomendação do MP-BA
Fogueiras e fogos de artifício estão proibidos em diversas cidades da Bahia após recomendação do Ministério Público Estadual (MP-BA). A informação foi divulgada pelo órgão na terça-feira (15/06), com validade para os municípios de Coaraci, Almadina e Itapitanga. A partir disso, diversas gestões municipais resolveram também seguir a recomendação, a exemplo das prefeituras de Santo Antônio de Jesus e Nazaré das Farinhas.
O promotor de Justiça Inocêncio de Carvalho Santana, autor das recomendações, informou que os fogos de artifício podem agravar a necessidade do uso das emergências hospitalares com demanda na unidade de queimados. Além disso, a fumaça das fogueiras pode piorar o cenário atual causado pela Covid-19. De acordo com o MP-BA, as cidades devem suspender a concessão de alvará para barracas de venda de fogos, a comercialização e aumentar a fiscalização.
O objetivo é evitar aglomerações, assim como o agravamento da doença para os pacientes com Covid-19 e com problemas respiratórios diversos (a exemplo de asma, bronquite, enfisema, tuberculose e sinusite). Também foi sugerido que os municípios devem adotar medidas para conscientização da população a respeito das medidas para evitar a propagação do coronavírus.
No Baixo Sul da Bahia, o prefeito de Valença, Jairo Baptista, durante entrevista ao programa Ligação Direta da Valença FM, na sexta (18/06), também solicitou que a população não faça uso de fogueiras e que a fiscalização seguirá durante todo o período junino a fim de que os decretos sejam cumpridos.
Por Vanessa Andrade / V1 Comunicação
Fonte: G1 - Foto: Internet/Reprodução
Comentarios