BANNER WEB - 728x90px - ESTADO SOLIDARIO.png

Encontro reúne bibliotecas públicas e espaços de leitura no próximo dia 23, na Biblioteca Central


Na quarta (23), a Biblioteca Central recebe unidades para o Encontro de Bibliotecas Públicas e Espaços de Leitura, com atividades de formação ao longo do dia


As bibliotecas públicas, comunitárias e os espaços de leitura são ambientes que impulsionam mudanças sociais. Pensando nisso, o Sistema Estadual das Bibliotecas Públicas (SEBP) promove, na próxima quarta (23), o Encontro de Bibliotecas Públicas e Espaços de Leituras, na Biblioteca Central do Estado da Bahia (BCEB), com objetivo de reunir profissionais que atuam na mediação das unidades informacionais.


“O evento busca aproximar público e bibliotecas, compreendendo os equipamentos de cultura com sua importância para realizar seu papel social com a comunidade que a cerca”, afirma Tamires Conceição, diretora da SEBP. “Nesta promoção, as ações dessa dimensão proporcionam a mediação do livro, da leitura e da escrita”, destaca.


Nesse encontro, acontece a realização da oficina de Biblioterapia, reconhecida por diversas práticas como um tratamento terapêutico, que utiliza a leitura em seu sentido amplo e serve de paliativo tanto com problemas emocionais quanto comportamentais. Também pode ser considerada como uma prática multidisciplinar, por possibilitar a socialização entre pessoas e auxiliá-las a resolver seus problemas.


“Nesta troca, as experiências sobre temas inovadores podem colaborar com o desenvolvimento desses espaços, estimulando a realização dos projetos voltados para a dinamização cultural, para o estímulo e democratização da leitura, para a difusão da informação e dos acervos na perspectiva de novos formatos de mediação”, ressalta a diretora.


Programação - A solenidade de abertura do encontro, traz autoridades da área da Biblioteconomia, como Valdineia Ferreira, do Conselho Regional de Biblioteconomia 5ª Região - CRB, Gillian Queiroga Lima, do Instituto de Ciência da Informação além do corpo técnico da Diretoria de Bibliotecas Públicas do Estado (DIBIP).


Durante a manhã, acontece a mesa A biblioteca pública como dispositivo social e de memória: novos formatos das mediações da leitura, do livro e da escrita, com a presença de Marta Guimarães, coordenadora do Sistema Estadual de Bibliotecas de Recife, e a professora doutora da Universidade Federal da Bahia Ana Cláudia Medeiros de Souza. Ainda pela manhã, o titular da Diretoria do Livro e da Leitura (DLL), Tom Correia, dialoga com a professora Bárbara Coelho, sobre leitura e escrita e sua relação com as tecnologias de informação.


Durante a tarde, acontecem os Relatos de Experiência das bibliotecas que receberam itens da Lei da Aldir Blanc (LAB). Participam da conversa a Conselheira de Cultura e Representante do segmento de bibliotecas Comunitárias, Ladilza Teles, Jaqueson Silva, da Biblioteca Pública Municipal Arlette Maron de Magalhães (Laje), Antônio Carlos da Biblioteca Municipal Raimunda Sande Peixoto (Mutuípe), e Géssica Santos da Biblioteca Comunitária Mãe Mirinha, de Portão.


A oficina de mediação de leitura e biblioterapia, traz Tatiane Ribeiro, Bibliotecária com MBA em Psicologia Organizacional. O encerramento do encontro fica por conta do duo Choro de Dois, com Maíra Cruz e Mateus Levi. O evento acontece na Biblioteca Central do Estado da Bahia, a partir das 8h30.


SERVIÇO:

Encontro de Bibliotecas Públicas e Espaços de Leitura

QUANDO: 23 de novembro, a partir das 8h30

ONDE: Biblioteca Central do Estado da Bahia, R. General. Labatut, 27 - Barris, Salvador


Siga!
  • Facebook ícone social
  • YouTube ícone social
  • Instagram ícone social