BANNER WEB - 728x90px - ESTADO SOLIDARIO.png

Documentário sobre Riachão na TVE, às 20:30 h desta terça (30/11)


Riachão, um dos sambistas mais importantes da Bahia, completaria 100 anos em 14 de novembro de 2021 e, para celebrar a data, a TVE produziu o documentário ‘Riachão, o Retrato Fiel da Bahia’, que vai ao ar nesta terça-feira (30/11), às 20h30h. O filme reúne grande parte do acervo da emissora sobre o artista, entrevistas com personalidades, pesquisadores, amigos e familiares que conviveram com ele, além de encontros musicais entre sambistas baianos que cantam e tocam Riachão.


A longa carreira musical de Riachão teve início na Rádio Sociedade da Bahia, na década de 1940, como cantor sertanejo, mas, logo em seguida, se firmou no universo do samba. Conhecido por sua alegria contagiante, o sambista cresceu e viveu no bairro do Garcia, em Salvador, e assim como o bairro, toda a cidade foi fonte de inspiração para as composições do artista, que ficou conhecido como o cronista musical da cidade, por relatar situações inusitadas de Salvador nas letras das suas canções.


Apesar de ter gravado apenas quatro discos autorais, Riachão compôs mais de 500 músicas, muitas gravadas por músicos reconhecidos como Caetano Veloso e Gilberto Gil (Cada macaco no seu galho) e Cássia Eller (Vá Morar com o Diabo). O artista foi ainda indicado ao Prêmio da Música Brasileira e ao Grammy Latino.


O documentário faz um percurso pelos momentos marcantes da vida de Riachão, narrados por ele mesmo, e promove encontros entre sambistas baianos que trabalharam com ele e relembraram histórias e músicas do artista, como Lula Gazineo, Juliana Ribeiro, Gilberto Santiago, Tuzé de Abreu, Clécia Queiroz e Dudu Reis. O filme traz também depoimentos de familiares, amigos e pesquisadores da área musical, como Perfilino Neto, André Carvalho e Vânia Abreu, além dos mais velhos e últimos parceiros musicais de Riachão, como os Mestres Cacau do Pandeiro, Sabiá, Walmir Lima, Edil Pacheco e Clarindo Silva, e dos sambistas Paulinho Timor, de São Paulo, e Taiam Pain, neto de Riachão que canta o repertório do avô.


Dirigido por Carolina Canguçu, com produção de Larissa Leão e roteiro de Silvana Moura, ‘Riachão, o Retrato Fiel da Bahia’ traz ainda os músicos Jota Veloso e Paquito, que além de cantarem o repertório de Riachão, relembram os processos de gravação do disco Humanenochum (2001), que será relançado em novembro nas plataformas digitais. A TVE, em parceria com os músicos, produziu o videoclipe de relançamento do CD e da canção ‘Camisa Molhada’, com diversas imagens de acervo de Riachão ao longo de toda sua carreira.


Acompanhe a TVE Bahia nas redes sociais:


instagram.com/tvebahia

facebook.com/tvebahia

youtube.com/tvebahia

twitter.com/tvebahia


SERVIÇO:

Documentário ‘Riachão, o Retrato Fiel da Bahia’

Terça-feira (30), às 20h30

Onde: TVE e no www.tve.ba.gov.br/tveonline

Siga!
  • Facebook ícone social
  • YouTube ícone social
  • Instagram ícone social