BANNER WEB - 728x90px - ESTADO SOLIDARIO.png

Desafio Mucugê Free Force de MTB 2022 se consolida como um dos principais eventos esportivos do país


Nos dias 09, 10 e 11 de setembro deste ano acontecerá a nona edição do Desafio Mucugê Free Force de MTB na cidade de Mucugê-BA. A prova, que chega ao seu nono ano, se consolidou como um dos principais eventos de mountain bike do Brasil. Ocupando o lugar deixado pelo Brasil Ride na região da Chapada Diamantina na Bahia, a prova conta com o patrocínio máster da Free Force que é a fornecedora oficial da Copa do Mundo Mercedes-Benz de MTB.

Organizada pela Alto Paraguaçu MKT, juntamente com a Federação Baiana de Ciclismo, a prova deste ano trará muitas novidades para os atletas. “O Desafio Mucugê Free Force tem essa premissa de em todas as edições apresentar novidades aos atletas sem perder o charme da prova e seus desafios”, afirma Wellington Camandaroba, diretor geral da prova.

A prova que terá largada na Fazenda Sol do Paraguaçu, produtora do premiado Café Mucugê, tem três desafiantes percursos pelas mais variadas trilhas da Serra do Sincorá. A prova principal será dividida em dois dias com o percurso Ultra Pro com 160km. Há ainda o percurso Sport com 60km e as novidades do percurso Tour com 30km, para ciclistas iniciantes que querem pedalar em Mucugê contando com toda uma mega estrutura à sua disposição, e a Race Kids para crianças.

Diretor de Logística, Roberto Augusto detalha que, “mais de 70% dos percursos são em trilhas e estradões. Mais uma vez teremos trilhas novas que surpreenderão a todos. A prova tem crescido a cada ano e atraído equipes de todo país devido ao seu alto grau de competitividade e técnica”.

Economia

O Desafio Mucugê Free Force de MTB significa muito mais que uma prova de mountain bike para a cidade de Mucugê e região. Com a atração de mais de 3 mil pessoas para Mucugê na época da prova, o desafio representa um incremento muito importante para a economia local. “Se calcularmos quanto a prova movimenta com hospedagens, alimentação, combustível nos postos da região, passeios turísticos, entre outros investimentos e geração de emprego e renda, podemos falar seguramente num valor superior a R$ 2 milhões”, afirma Juth Mattos, idealizador e relações públicas da prova.

A importância da prova para o turismo e economia local é destacada também pela secretária de Educação e Esportes de Mucugê, Rosana Chagas. “Com a saída do Brasil Ride ficamos órfãos de um grande evento esportivo que pudesse dar continuidade ao legado do Ride e que trouxesse sustentabilidade turística e econômica para cidade e região. Fico muito feliz ao ver que o Desafio Mucugê tem ocupado esse espaço ano após ano e crescendo cada vez mais não apenas na participação de atletas, mas na importância da prova para o turismo e economia local”, afirma.

Social

Além da importância esportiva, turística e econômica, a prova também tem uma importante atuação social para cidade. “Esse ano, por conta da segurança epidemiológica, limitamos a prova em 700 atletas. Cada atleta inscrito na prova doará 2kg de alimentos não perecíveis totalizando 1,4 toneladas que serão doadas às famílias carentes da região. A prova kids também terá seu cunho social onde a inscrição é um brinquedo que doaremos para as crianças carentes da cidade. Temos ainda a preocupação de contratar para trabalhar no apoio da prova pessoas da cidade”, afirma Juth Mattos.

Maiores informações sobre o Desafio Mucugê Free Force de MTB estão disponíveis no site www.desafiomucuge.com.br ou através das redes sociais da prova @desfio_mucuge (Instagram) e Desafio Mucuge (Facebook).





Fonte/fotos: Ascom MTB 2022


Siga!
  • Facebook ícone social
  • YouTube ícone social
  • Instagram ícone social