Curso de capacitação de Artesanato em Fibra de Piaçava é lançado em Cairu
Nesta terça-feira (06/07), com a realização da prefeitura de Cairu em parceria com a Associação Clube das Mães, na sede do município, aconteceu o lançamento do curso de capacitação de Artesanato com a Fibra da Piaçava – Associação Clube das Mães ministrada pela ABPAGI-ASSOCIAÇÃO BENEFICENTE DE PESCA E AGRICULTURA DE ITUBERÁ.
Com duração de 40 horas direcionada ao grupo produtivo beneficiários da Associação, que contou com a participação de 30 pessoas, sendo 28 mulheres e 02 homens. O projeto tem apoio integral do prefeito Hildécio Meireles que vê na atividade um importante passo para a qualificação em fibras da piaçava. A Associação Clube das Mães foi constituída em 07 de outubro de 2003, pela fundadora Maria Guiomar, mãe de 05 filhos, liderança feminina.
A palmeira Attalea funifera Martius, conhecida por piaçava ou piaçaba, é encontrada em solos arenosos, associados à vegetação secundária sob mata. Nome comum a várias espécies de palmeiras pertencentes à sub-família das cocosoídeas, que produzem uma fibra usada na confecção de vassouras. A fabricação de artesanato de piaçava é uma alternativa viável para geração de renda e trabalho, utilizando mão de obra ociosa da própria comunidade, que vive nas grandes e pequenas cidades do território Baixo Sul.
A realização deste trabalho confirma a viabilidade econômica e social do artesanato, com foco em trançado e similares, a partir do aproveitamento da fibra da piaçava, no município de Cairu - Baixo Sul da Bahia, região considerada como a maior produtora mundial de piaçava, com disponibilidade humana dentro das condições requeridas.
Fonte/foto: Blog do Provocador
留言