top of page
BANNER WEB - 728x90px - ESTADO SOLIDARIO.png

Carnaval em Salvador terá mais de 160 atrações entre os três principais circuitos


Na capital baiana, historicamente conhecida pela festa de rua, o vice-governador Geraldo Júnior anunciou o tema ‘Um Carnaval a Cada Esquina’, que homenageia o cantor e compositor Moraes Moreira.


Daniela Mercury, Emicida, Ludmilla, Pabblo Vittar, Luiz Caldas, Bell Marques, Saulo, Timbalada, e Carlinhos Brown foram alguns dos mais de 160 nomes anunciados para a programação do carnaval de Salvador, lançado oficialmente nesta quarta-feira (8), na Concha Acústica do Teatro Castro Alves, no bairro do Campo Grande. O governador Jerônimo Rodrigues esteve presente no evento, junto com o vice-governador Geraldo Júnior, que é o coordenador da folia na Bahia em 2023, e secretários de estado, que apresentaram ações de governo que estarão presentes nos três principais circuitos da festa nas áreas da saúde, segurança, cultura e turismo.


O governador Jerônimo Rodrigues explicou que após dois anos sem carnaval, por conta da pandemia, o maior investimento do Estado será em Segurança Pública. “Nosso maior investimento em um carnaval como o de Salvador, na folia, é o investimento em segurança pública. Nós mobilizamos nesse período mais de 20 mil homens, inclusive trazendo profissionais da Segurança Pública do interior do estado”, disse o gestor durante coletiva de imprensa.

Segundo o secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner, estão sendo investidos cerca de R$ 60,8 milhões, na capital e no interior. O carnaval de 2023 vai contar com um efetivo total de 23.946 profissionais (capital e interior), sendo 17.403, da Polícia Militar; 2.405, da Polícia Civil; 760, do Departamento de Polícia Técnica; 2.762, do Corpo de Bombeiros, além de outros 616, do quadro direto da secretaria.


Na Concha Acústica, o evento que oficializa o carnaval da capital baiana foi aberto pelos personagens Júnior e Mainha, do na Rédea Curta, que apresentaram as principais ações do governo com humor. O maestro Carlos Prazeres puxou a Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba), que deu início aos festejos de carnaval no palco do equipamento cultural. Também se apresentaram a banda Olodum, Didá e Escandurras, com participação de Carlinhos Brown, Durval e Luiz Caldas.

Na capital baiana, historicamente conhecida pela festa de rua, o vice-governador Geraldo Júnior anunciou o tema ‘Um Carnaval a Cada Esquina’, que homenageia o cantor e compositor Moraes Moreira, que faleceu no primeiro ano de pandemia e era uma grande referência de carnaval em trio elétrico. No último sábado (4), o cantor também foi reverenciado no lançamento da folia no interior, com o tema ‘Balança o Chão da Praça’, trecho de outra canção do artista, que também dialoga com a geografia de algumas cidades do interior, que têm a praça como palco de manifestações artísticas e culturais. Em 2023 serão mais de 60 municípios com programação e ações do estado durante a festa.


O secretário da Secult, Bruno Monteiro, presente na cerimônia, ainda lembrou que, além de Moraes Moreira, serão homenageados nos circuitos, a cantora Gal Costa; Letieres Leite, Riachão e Zelito Miranda. A pasta também fez um investimento histórico no edital do Carnaval Ouro Negro 2023, com o intuito de preservar a tradição dos blocos afros na folia soteropolitana. Foram R$ 7,6 milhões destinados para esse ano. Na programação estão Olodum, Ilê Aiyê, Filhos de Gandhy, Muzenza, Cortejo Afro, Alvorada e Didá.

O gestor público também deu destaque ao trabalho da Secult na curadoria do carnaval do Pelourinho. “Fizemos uma busca ativa a partir dos gêneros musicais, garantindo a diversidade, com mais de 15 gêneros musicais e mais de 115 atrações do Pelourinho. E, sobretudo, valorizando quem já participou de outros carnavais, a diversidade de temas, para que a cultura da Bahia se veja representada e esteja representada no carnaval”, completou.


A festa começa no dia 16 e vai até o dia 21 de fevereiro, com encerramento na quarta-feira de cinzas (22), com arrastão com Bell Marques. A Secretaria de Turismo do Estado (Setur) vai estar na folia com o Programa Bahia Receptiva, no período festivo, com 240 profissionais distribuídos em: 60 guias de turismo bilíngues (inglês/espanhol); 165 agentes de informação, sendo 02 com experiência em Libras; e 15 supervisores. A ação será realizada em Salvador, Camaçari (Guarajuba) e Mata de São João (Praia do Forte).




Fonte: Secom

Comentarios


Siga!
  • Facebook ícone social
  • YouTube ícone social
  • Instagram ícone social
bottom of page