top of page
BANNER WEB - 728x90px - ESTADO SOLIDARIO.png

Canoista de Maraú vence Panamericano, nos EUA, e vai para as Olimpíadas de Paris


Ela é a primeira mulher brasileira a garantir vaga em seu esporte, em uma Olimpíada.


A canoísta Valdenice Conceição, a “Neta Canoa”, (como gosta de ser chamada), foi recebida com muita festa na noite deste sábado (27) em Maraú, onde, há cinco anos, mora e treina, fazendo parte da AMC (Associação Marauense de Canoagem).


Neta Canoa foi campeã de sua categoria, a C1 200m, no Campeonato Panamericano de Canoagem de Velocidade, que foi disputado em Sarasota, nos Estados Unidos. Com o tempo de 47s738, Neta garantiu vaga nos Jogos Olímpicos de Paris, sendo a primeira mulher brasileira a garantir vaga em seu esporte em uma Olimpíada.


A campeã foi recebida por uma multidão, na entrada da cidade, depois desfilou em carro aberto pelas principais ruas da cidade, seguida por inúmeras motos, carros e muita gente andando, saudando a atleta. O final do desfile foi no Centro de Educação Cultural e Esportivo, onde foi feita uma festa em sua homenagem. "Pra mim é uma felicidade muito grande, ser a primeira mulher brasileira a participar de provas de canoagem de velocidade em uma Olimpíada. Muito que agradecer as pessoas que colaboraram para isso, e vocês daqui de Maraú foram decisivos. Tive apoio da AMC, do prefeito Manassés, da população em geral. Essa conquista também é de vocês", disse Neta em seu discurso, durante a festa.


A presidente da AMC, Yara Soledade, lembrou que Neta está há cinco anos em Maraú, sendo um exemplo para todos no projeto. A Associação Marauense de Canoagem foi o terceiro melhor clube do Brasil nos últimos dois anos, tendo seu trabalho sido coroado por essa vaga olímpica.


O prefeito Manassés Souza (Avante) destacou a importância da conquista, de uma mulher, preta, representando um pequeno município baiano. "Neta deixou Itacaré e veio pra cá, se tornou marauense, e é exemplo para essa meninada toda do projeto de canoagem. Não importa se vai ter medalha em Paris. Para nós, Neta, você já é uma grande campeã", disse o prefeito.


Neta, 34 anos, nasceu em Itacaré. Mas há cinco anos se mudou para Maraú, e passou a fazer parte da AMC. Ela fica na cidade até o final da semana, seguindo depois para Lagoa Santa, para se juntar à seleção brasileira, para os treinamentos para os Jogos Olímpicos de Paris.




Por Portal Baixo Sul

Fonte: Darli Santos

Foto: Divulgação

Comentários


Siga!
  • Facebook ícone social
  • YouTube ícone social
  • Instagram ícone social
bottom of page