top of page
BANNER WEB - 728x90px - ESTADO SOLIDARIO.png

CAMAMU: Requalificação de centro sociocultural fomenta cultura e geração de renda


A Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) está promovendo a requalificação e ampliação do Centro Sociocultural de Tapuia, localizada no município de Camamu, no Território de Identidade do Baixo Sul. O projeto, que abrange a obra civil e a aquisição de máquinas e equipamentos, tem o objetivo de atender às demandas da comunidade e beneficia diretamente 36 famílias da região.


A comunidade de Tapuia é remanescente de um quilombo e, ao longo dos anos, acumulou um rico acervo de produção e manifestação cultural, além de envolver bens naturais como cachoeiras, paisagens e vegetação, artesanato local, culinária típica e outros elementos que fazem parte da tradição local.


O projeto busca, principalmente, criar oportunidades de geração de trabalho e renda a partir desses bens culturais naturais. Isso envolve a produção de artesanato e outros elementos culturais da comunidade. Esses produtos terão uma abordagem no comércio e na exploração do turismo étnico e comunitário rural.


A vice-presidente da Associação dos Moradores e Remanescentes de Quilombos de Tapuia, Elenilda dos Santos Goés, destacou a importância do projeto para a comunidade. "O projeto veio para ajudar a comunidade na valorização da cultura, culinária e das tradições. O espaço oferecerá oportunidades para manter as manifestações culturais, festividades e produção de artesanato, gerando renda para os jovens e as mulheres da comunidade. Além da estrutura, o projeto dispõe de equipamentos e máquinas, o que nos ajudará na produção e no desenvolvimento do trabalho".


A iniciativa é um passo importante para preservar a cultura local e, ao mesmo tempo, gerar oportunidades econômicas para os moradores de Tapuia. Além disso, contribuirá para o fortalecimento da comunidade quilombola e sua capacidade de explorar suas tradições de maneira sustentável.



Fonte: Ascom/CAR

コメント


Siga!
  • Facebook ícone social
  • YouTube ícone social
  • Instagram ícone social
bottom of page