top of page
BANNER WEB - 728x90px - ESTADO SOLIDARIO.png

CAIRU: Inaugurações e comenda Luca Giraldi marcam os 458 anos de fundação do município


A prefeitura de Cairu comemorou os 458 anos de fundação da cidade inaugurando na sexta-feira (6) várias obras, com estruturas destinadas ao receptivo turístico e bem-estar da população. O pacote de realizações incluiu a requalificação da Praça do Cais Manuel Veiga Peleteiro Filho, Academia ao Ar Livre Rei Pelé, Centro de Arte e Gastronomia Deusdete Pacheco e a nova Orla Marítima Manoel Palma Ché.


“Com muita alegria entregamos a nova Orla de Cairu, que trata-se de uma construção visando a inclusão da sede do município no contexto do segmento turístico, de uma forma que torne a cidade viável dentro do ponto de vista comercial desse segmento, gerando emprego e renda para os nossos moradores”, disse o prefeito Hildécio Meireles.

No sábado (07), o marco histórico de fundação da Vila Nossa Senhora do Rosário de Cairu foi resgatado com a solenidade de entrega da comenda Luca Giraldi. Uma iniciativa do Legislativo Cairuense que este ano homenageou o empresário Luiz Mendonça, o economista Antônio Isaías Ribeiro, o ex-secretário estadual do Turismo Fausto Franco, o secretário de Cultura do Estado Bruno Monteiro e o prefeito Hildécio Meireles. Luca Giraldi foi o donatário fundador da vila cairuense, em 1565.


O presidente do Legislativo, vereador Diego Meireles, destacou: "Criamos esta comenda para marcar a data de emancipação política de Cairu, e para homenagear personalidades que tenham uma história e serviços prestados ao nosso município. Hoje tivemos cinco homenageados, dentre eles o prefeito Hildécio, por todo legado que ele tem deixado para Cairu. Um evento oficial da Câmara de Vereadores para o aniversário de Cairu".

"O Legislativo vem fazendo um trabalho excelente no sentido de resgatar a nossa história. Depois de várias pesquisas com alguns historiadores, entendemos que Cairu completa 458 anos. Isso não é pouca coisa, considerando que nosso país tem pouco mais de 500 anos. Isso muito nos orgulha! E, não é coincidência de se comemorar também a padroeira da cidade, Nossa Senhora do Rosário. Todos nós sabemos que a religião católica sempre teve um vínculo muito grande com os atos políticos e administrativos no Brasil. Tanto que a vila foi denominada Vila Nossa Senhora do Rosário de Cairu. Portanto, hoje são duas comemorações em um único dia. Momento de muita emoção! Para mim ainda mais, por ter esse privilégio de ser prefeito pela quarta vez, e estar vivendo este momento histórico. Imagino que daqui a algumas dezenas ou centenas de anos, nós também seremos lembrados por tudo que estamos fazendo. Ontem, por exemplo, inauguramos algumas obras aqui na Sede, homenageamos prefeitos que por aqui passaram e contribuíram para o desenvolvimento do município. Cada ato desse, nos enche de orgulho e ânimo para continuar trabalhando, buscando melhores dias de vida para nossa população, buscando potencializar melhores condições de renda e emprego. Portanto, um dia muito especial nas nossas vidas, na vida de todo povo cairuense e de todos que nos visitam", comemorou o prefeito Hildécio Meireles.

Outro homenageado, o secretário estadual Bruno Monteiro, ressaltou a importância da data: "Um dia muito importante. Este município tão estratégico e importante para a Bahia. De forma muito honrada recebi esta comenda, e entendo isso como um reconhecimento ao trabalho que o Estado da Bahia tem feito compreendendo a territorialização da cultura. Não é um governo que em gabinete na capital, mas que corre trechos, visitando lugares, dialogando com as pessoas para ter um entendimento da cultura que está sendo produzida nesses locais. Temos feito isso de forma muito presente, ativa, sempre em parceria com os municípios, com a sociedade civil, com o Fórum dos Gestores Municipais de Cultura, presidido pelo nosso amigo David Terra. E, todo esse movimento gera um pertencimento da sociedade com a cultura".


Bruno comentou ainda sobre a sua paixão pela Ilha de Boipeba: "Sou um frequentador, apaixonado há muitos anos pela Ilha de Boipeba, que faz parte de Cairu. Inclusive, estava por lá esta semana prestigiando a Feira Literária (Flipeba). Chegamos junto contribuindo. Fizemos doação de livros para as bibliotecas comunitárias. Enfim, esta comenda não me diz respeito enquanto pessoa física. Mas, de forma muito emocionada, eu a recebo, me comprometendo cada vez mais a trabalhar pela territorialização da cultura e pela valorização deste município".

Secretário estadual de Cultura, Bruno Monteiro e o ex secretário estadual de Turismo, Fausto Franco.


No campo da devoção católica, foi celebrada uma Missa Festiva em louvor à padroeira Nossa Senhora do Rosário. Com o tema "Igreja Casa da Caridade", a missa foi presidida pelo padre Valmiro Santiago, pároco de São José do Andaiá, em Santo Antônio de Jesus. À frente da celebração também os padres: Antônio Carlos, da Paróquia Senhor do Bonfim, de Nilo Peçanha; padre Antenor Lourenço, vigário na Paróquia Bom Jesus de Valença; e, Padre Everaldo Souza, da Paróquia Nossa Senhora do Rosário, em Cairu.


Padre Valmiro Santiago ressaltou a importância do "bem governar, em consonância com as orientações de Deus". Também exaltou a importância de Maria, Mãe do ressuscitado, que foi a primeira a viver a glória e luz de Deus. "Maria se colocou inteiramente à disposição do Senhor, sendo serva e dando exemplo de fé, dedicação e amor para toda humanidade. Quem se coloca como servo, homens e mulheres que procuram se colocar à disposição da sociedade para fazer o bem, está seguindo o exemplo de Maria. Assim devemos fazer, seja na esfera política, social ou em qualquer outra", pontuou Santiago.


Durante a noite, na Praça do Cais, a comunidade curtiu os shows de Nininho (o rei da seresta), Neyane Ché, Coktel com Pimenta e Suíres Borges. Muita música, diversão e celebração da história e conquistas do município-arquipélago Cairu - a amada 'Casa do Sol'.



Ascom PMCairu

Edição e fotos: Vanessa Andrade - Redação

Siga!
  • Facebook ícone social
  • YouTube ícone social
  • Instagram ícone social
bottom of page