Cairu e Valença, no Baixo Sul, já podem instalar a infraestrutura para o sinal 5G
As operadoras poderão solicitar a implantação do serviço nas localidades contempladas. O estado da Bahia possui 13 liberações.
Mais 623 municípios brasileiros poderão instalar a infraestrutura para o 5G a partir de 4 de dezembro deste ano. Ao todo, 3.079 municípios efetuaram a limpeza da faixa de 3,5 GHz e estão aptos a implantar a infraestrutura da quinta geração de redes móveis, beneficiando aproximadamente 172 milhões de brasileiros.
Na Bahia vão ser contemplados os municípios de Cruz das Almas, Santo Antônio de Jesus, Barreiras, Cairu, Itabela, Itamaraju, Jequié, Luís Eduardo Magalhães, Paulo Afonso, Prado, Teixeira de Freitas, Una e Valença.
Com a decisão do GAISPI, as operadoras poderão solicitar a implantação do serviço nas localidades contempladas. O estado da Bahia possui 13 liberações.
Relação dos municípios que podem receber infraestrutura 5G
Barreiras
Cairu
Cruz das Almas
Itabela
Itamaraju
Jequié – BA
Luís Eduardo Magalhães
Paulo Afonso
Prado
Santo Antônio de Jesus
Teixeira de Freitas
Una
Valença
As autorizações ocorrem quando concluída a migração da recepção do sinal de televisão aberta e gratuita por meio de antenas parabólicas na banda C satelital para a banda Ku.
IMPLANTAÇÃO – A liberação da faixa não implica na instalação imediata das redes do 5G nas localidades, pois, de acordo com o edital, os compromissos estão programados para vencer a partir de 2025. A instalação antecipada de estações do 5G nessas cidades depende do planejamento e interesse de cada prestadora.
Fonte: Governo Federal
Foto: Vanessa Andrade
Comments