BANNER WEB - 728x90px - ESTADO SOLIDARIO.png

CAIRU - Com férias de julho, Morro de SP tem aumento no fluxo de turistas


Mês teve aumento de 12% em relação a 2019 e fluxo movimenta economia do arquipélago


Morro de São Paulo, uma das vilas mais procuradas do Arquipélago de Cairu, vive sua primeira temporada das férias de julho desde que as atividades foram retomadas em 2021. Está época movimenta o turismo brasileiro e a prefeitura já anuncia bons índices para o destino que é o 3º mais visitado da Bahia. Após um período de média estação nos meses de maio e junho, o público nacional tem retomado a busca pelas praias.


De acordo com Cláudio Brito, secretário de Turismo de Cairu, os dados comparativos entre julho de 2019 e julho 2022 mostram que, até então, houve um aumento de 12% de visitantes, mesmo com a instabilidade climática deste ano, que estendeu as chuvas até o período. No campo das hospedagens, houve aumento de leitos no município, subindo de 9 mil em 2019 para 13 mil em 2022, o que sinaliza para uma maior demanda pelos destinos das ilhas cairuenses.


O mês de julho costuma ser movimentado principalmente devido à adesão de turistas de outros estados do Brasil, em sua maioria famílias com crianças e adolescentes. Números anteriores à pandemia relatam uma ocupação média de cerca de 40% a 45% dos leitos de hospedagem.

Em comparação aos meses anteriores, maio e junho, os números em julho desse ano deram um salto, impactando diretamente na economia dos destinos. Com os períodos de movimentação, há a procura por mão de obra de garçons, cozinheiros, carregadores, influenciando na contratação e geração de novos empregos.


“O movimento de férias tem toda uma influência no comércio, restaurante, pousada e na contratação”, informa o secretário.


Segundo Cláudio, uma das grandes vantagens do mês no destino é o custo-benefício da viagem. “Em toda parte turística, hospedagem, passeios, restaurantes, tudo está com um preço mais em conta, em comparação a novembro e dezembro, por exemplo. É um momento excelente para viajar para Morro de São Paulo, Boipeba e pelo Arquipélago de Cairu, porque você pega um período tranquilo e com os preços bem atrativos”, indica.


Destaca-se, ainda, as mudanças de infraestrutura realizadas no município desde o final do ano passado. Em Morro, foi inaugurada em junho deste ano a requalificação da Terceira Praia, com mudanças na iluminação, barracas, passarelas e calçamento e até o final de setembro está prevista a requalificação da Segunda Praia.


“O turista que veio no final do ano passado e vem a Morro hoje vai sentir uma grande diferença, porque a infraestrutura hoje é o ponto forte na gestão”, afirma.





Por Hilza Cordeiro @colabassessoria

Foto: Vanessa Andrade - V1 Comunicação

Siga!
  • Facebook ícone social
  • YouTube ícone social
  • Instagram ícone social