top of page
BANNER WEB - 728x90px - ESTADO SOLIDARIO.png

BAHIA: Sede histórica do Corpo de Bombeiros na Barroquinha é reaberta


A sede centenária do Comando Geral do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA), no bairro da Barroquinha, em Salvador, foi reaberta na tarde desta segunda-feira (6), após reforma realizada pelo Governo do Estado. O governador Jerônimo Rodrigues esteve presente no ato solene e foi recebido com honras militares pelo comandante geral da corporação, Adson Marchesini, e a banda de música maestro Wanderley. O evento também contou com a presença do vice-governador Geraldo Júnior, do Secretário de Segurança Pública (SSP), Marcelo Werner e outras autoridades.


Durante a reabertura do casarão, o chefe de estado visitou as instalações do Corpo de Bombeiros para ver o resultado da reforma, que contou com um aporte de R$ 1,7 milhão para a realização de impermeabilização da estrutura, pintura, manutenção das instalações elétricas e hidrossanitárias, revitalização e restauração de fachadas e outros trabalhos de melhoria. A sede foi a primeira casa do Corpo de Bombeiros no estado e existe desde março de 1917.


O comandante geral do Corpo de Bombeiros, Adson Marchesini, contou em coletiva de imprensa que, por ser a mais antiga da Bahia, a sede da Barroquinha é muito importante para a corporação e que a requalificação mantendo a estética original do casarão, que é tombado pelo Ipac, é uma forma de preservar a história da instituição.


“O Corpo de Bombeiros busca em um futuro bem próximo criar o Centro Cultural do Corpo de Bombeiros, onde pretendemos recuperar peças, equipamentos e viaturas para trazer crianças, jovens e turistas em geral, para conhecer um pouco da nossa história e esse quartel é o mais qualificado para isso”, ressaltou o comandante.

Ao mesmo tempo que o passado foi rememorado pelos bombeiros militares através da apresentação de equipamentos históricos, como a primeira viatura do Corpo de Bombeiros, também foi um momento de demonstrar o uso do veículo autoescada, com plataforma aérea, entregue na ocasião pelo Governo do Estado, através da Secreteria de Segurança Pública (SSP). O governador Jerônimo e o vice-governador Geraldo Júnior testaram o equipamento e subiram os 60 metros alcançados pelo veículo de resgate – a altura equivale a um prédio de 20 andares.


O chefe de estado aproveitou para falar da experiência de testar o veículo. “Um equipamento necessário para que a gente possa garantir mais segurança para os efetivos em qualquer salvamento. A gente subiu com toda a segurança, que é isso que os profissionais fazem no dia a dia e, com certeza, estão prontos pra qualquer situação. Posso dizer do orgulho que nós temos do Corpo de Bombeiros na Bahia”, comemorou.

Segundo o subtenente de Operações do Corpo de Bombeiros, Fábio Nascimento, o veículo é mais compacto do que os anteriores, é mais rápido e mais moderno. “É bem mais eficaz, e ele tem uma multifunção: pode ser utilizado para combate a incêndio, operações de salvamento em altura e evacuação de edificações. Também podemos lançar mão do elevador, que é mais um recurso que nós temos aí à disposição”, explicou. O investimento no veículo foi de quase R$ 7 milhões.


O momento também foi de apresentação de simulações de resgate em altura, combate a incêndio em ambientes confinados, resgate de vítimas presas em ferragens ou outras situações envolvendo trauma (atendimento pré-hospitalar) e uso de equipamentos hidráulicos. As autoridades também conheceram o carro autobomba tanque salvamento, que carrega água, faz salvamentos e combate incêndios e os cães resgatistas do Corpo de Bombeiros.





Repórter: Milena Fahel/ GOVBA

Fotos: Manu Dias/ GOVBA

Siga!
  • Facebook ícone social
  • YouTube ícone social
  • Instagram ícone social
bottom of page