Aumento de casos de Covid 19 em Valença fecha órgãos públicos e condiciona acessos à vacinação
Após o grande aumento do número de casos ativos de Covid 19 em Valença, no Baixo Sul baiano, nos últimos dias, alguns órgãos públicos precisaram ser fechados para sanitização, a exemplo das secretarias municipais de Saúde e Educação, que testaram muitos funcionários positivados. A partir disso, anunciaram que o acesso aos mesmos ficará condicionado à comprovação de vacinação contra a Covid 19.
A Secretaria Municipal de Saúde foi um dos prédios fechados diante do número de casos de funcionários que testaram positivo. O fechamento foi para viabilizar o processo de sanitização. A reabertura está prevista para o próximo dia 24. Os serviços marcados, como viagens, consultas e procedimentos permanecem sem alterações até o presente momento. A Secretaria Municipal de Educação também retornará as atividades dia 24, seguindo todos os protocolos e cuidados necessários.
A Câmara de Vereadores, por exemplo, passou a adotar as mesmas medidas estabelecidas pela Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) e Câmaras Municipais, determinando a comprovação de vacinação completa contra a Covid-19 para a entrada e permanência no legislativo valenciano. Medida que segue o posicionamento do Governo do Estado da Bahia, que exige a apresentação em todos os órgãos públicos.
Dessa forma, no momento do ingresso na Câmara, os visitantes, servidores e os vereadores deverão apresentar o comprovante de vacinação, juntamente com um documento com foto. Além disso, o uso de máscara mantém-se obrigatório.
Já a Prefeitura Municipal informou, que a partir desta quinta (20), o acesso ao Paço Municipal também ficará condicionado à comprovação de vacinação. Assim como, o atendimento ao público, que acontece terças e quintas, passará a ser limitado, para evitar aglomerações. O uso de máscara permanece obrigatório.
Para agilizar o acesso, o cidadão precisa ter em mãos o cartão padrão de vacinação ou o aplicativo Conecte SUS no celular.
Aumento de casos no Baixo Sul
De acordo com o último boletim da Secretaria Estadual de Saúde, o número de infectados pela Covid 19 no Baixo Sul subiu para 776. Valença, Gandu, Ituberá e Taperoá lideram o número de novos casos. Gandu mais que dobrou em 24 horas, saltando de 51 para 110. Ituberá quase triplicou os casos ativos em 24 horas, com 64 no total.
Bahia
Com quase 5 mil novos infectados em 24h, Bahia ultrapassa os 13 mil casos ativos de Covid-19. Nas últimas 24 horas, 4.887 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,38%). O boletim epidemiológico divulgado aponta ainda que 13.262 casos da doença encontra-se ativos, 2.589 recuperados (+0,21%) e 16 óbitos. 54.132 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19.
Por Vanessa Andrade
Informações: Sesab / Ascom PMV e Câmara Municipal
Foto: Correio24h
留言