Aratuípe e Gandu aderem ao projeto estadual "Partiu! #Testagem" na comunidade escolar
A Prefeitura de Aratuípe, assim como a de Gandu, ambas no Baixo Sul, deram início ao projeto “Vigilância Ativa COVID-19 na Rede Pública de Educação do Estado da Bahia", que tem o objetivo de identificar, monitorar e isolar casos da Covid-19 na comunidade escolar.
Através do projeto será realizada a testagem de funcionários e estudantes da rede pública, assintomáticos e por ventura os sintomáticos triados durante a execução da ação e que estejam participando das atividades presenciais. A iniciativa prevê a realização de inquéritos seriados (ciclos de testagem), possibilitando o monitoramento contínuo do cenário epidemiológico e adoção das medidas de prevenção e controle COVID-19.
Em Aratuípe, o projeto Partiu Testagem, foi iniciado no Colégio Estadual Rocha Pita. Foram coletados, neste primeiro Ciclo, 41 amostras, que agora estão sendo analisadas pelo LACEN, o Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia.
Já no município de Gandu, projeto teve início no colégio estadual CETEP e POLIVALENTE. Cerca de 120 pessoas serão testadas nessa fase do projeto. Na eventualidade de resultados positivos, os protocolos sanitários serão implementados de forma integrada entre as secretarias de saúde e educação, com medidas de isolamento e monitoramento dos estudantes ou funcionários.
A estratégia de monitoramento visa assegurar que as escolas possam reabrir e permanecer abertas com segurança para toda a comunidade escolar do estado da Bahia. Para além do rastreamento dos casos assintomáticos, cada escola deve implementar uma estratégia padrão de rastreamento diário a partir de uma lista de sintomas, embasadas nos critérios clínicos.
Por Marcelo Dutra e Vanessa Andrade | com informações: Ascom de Aratuípe e de Gandu
Fotos: Ascom PMGandu
Comments