A poesia invadiu as telas através do 2º sarau da Ocupação Cultural 2021


Músico Salomão Pedro e o ator Adriano Pereira


Poesias, reflexões valiosas e muita cantoria tornaram o sábado 13 de março especial. Um resultado de mais uma edição do projeto Ocupação Cultural 2021, que teve como tema Poética em Tempos de Pandemia. Foi o 2º sarau artístico em formato live de 2021, transmitido ao vivo pelo YouTube, diretamente do Centro de Cultura Olívia Barradas, em Valença (Baixo Sul da Bahia).


Música, literatura, dança e poesia apresentados por importantes nomes do cenário artístico de Valença, Nazaré, Salvador e Senhor do Bonfim. A escritora e ilustradora valenciana Jamile Menezes encantou a todos com uma seleção de desenhos, cordéis e poesias de seus mais de 200 alunos (crianças de 7 a 10 anos do Ensino Fundamental), do Colégio Montessori de Cruz das Almas (Projeto Interdisciplinar de Linguagens "Poesia na pandemia"). Já o escritor, jornalista e ativista cultural Valdeck de Jesus, diretamente de Salvador, falou sobre a travessia da pandemia lendo poemas construídos em uma oficina de criação literária com poetas de língua espanhola de diversos países. A mestra em Literatura e Diversidade Cultural, Meg Heloise, do município de Nazaré, provocou importantes reflexões com sua obra e destacou: “A poesia me salva todos os dias! Gratidão por este compartilhamento”.

Escritora e ilustradora Jamile Menezes


O bailarino Jean Teixeira (Artes pela UFBA e dança pela FUNCEB) também ocupou espaço no 2º sarau e conseguiu através de uma criativa performance expressar o seu sentimento diante do isolamento enfrentado. “Sempre ouvia a frase ‘respira fundo’, e agora respirar fundo com máscara fica impossível. Então, tentei trazer um diálogo dos monstros e memórias de antes da pandemia, que afloram enquanto trancados em um quarto, em uma casa. E, o processo é árduo, parece que não vai acabar. Quando a gente ganha um folego achando que as coisas vão melhorar, vem a ordem novamente de ficar em casa e aumentar os cuidados. Mas, vamos persistir porque o futuro virá e vamos sair dessa”, externou Jean Teixeira.


O poeta valenciano Otávio Mota (Academia Valenciana de Educação, Letras e Artes), responsável por uma vasta obra, marcou sua participação com duas novas poesias: “Tudo (no seu tempo)” e “Existencialismo”: “Esse tempo que passamos que as vezes aliena, que é nosso algoz, também é nosso amigo com importantes reflexões. Esses textos são resultado delas. Aproveito esta oportunidade para parabenizar a Ocupação Cultural pelos 12 anos de resistência”. Leone Marie, cantora e poeta valenciana, ocupou para chocar. Desbocada e falante, Leone expressou de maneira forte e impactante, poesias sobre a mulher e suas batalhas diárias. O músico Salomão Pedro, cantador de Senhor do Bonfim, marcou presença durante todo o sarau com intervenções musicais, também repletas de meditações sobre o tempo vivido e sobre a cultura baiana.


O projeto conta com o apoio financeiro do Estado da Bahia, através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultural do Ministério do Turismo, Governo Federal. E, fiquem ligados, pois o próximo encontro artístico será dia 27 de março, via YouTube pelo canal Ocupação Cultural.

#premiodasartesjorgeportugal

@funceboficial

Leone Marie, cantora e poeta

Mediadores Adriano Pereira e Juscimare Souza

Poeta Otávio Mota

Músico Salomão Pedro

Bailarino Jean Teixeira

Mestra em Literatura e Diversidade Cultural, Meg Heloise

Escritor, jornalista e ativista cultural Valdeck de Jesus


Fonte/fotos: Vanessa Andrade – V1 Comunicação

Posts Em Destaque
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

© 2016 - Criado pela Agência Andrade Comunicação e Marketing 

Contate-nos: 75 9 91211904 | 75 9 98317900 | vanessa.cultura.bsul@gmail.com