Santa Casa de Valença inaugura leitos de UTI para o combate ao Covid-19


A Santa Casa de Valença inaugurou nesta quinta (16/07), 10 leitos de UTI e 10 leitos de enfermaria clínica para o combate ao COVID-19. Um marco para a cidade, que recebeu os primeiros leitos de UTI da sua história.


A unidade começou a funcionar em caráter emergencial. Antes da abertura dos leitos, aconteceu uma inauguração solene com autoridades locais restritas, seguindo os protocolos de segurança. “A inauguração desses leitos é uma conquista para a Santa Casa de Valença e para todo o Baixo Sul. Devo destacar a agilidade e o tempo recorde em que tudo foi feito. Tivemos uma reunião na Secretaria de Saúde do Estado (SESAB) no último mês, e agora já estamos inaugurando em caráter de urgência. Minha gratidão a toda a nossa equipe que vem trabalhando de forma incansável para fazer tudo acontecer. Nossa UTI vai ser de grande importância para o combate à disseminação do coronavírus em Valença e no Baixo Sul da Bahia”, destacou Marcelo Cabral, provedor da Santa Casa.


Os 10 leitos de UTI e mais 10 de enfermaria significam uma grande conquista para Valença e todo Baixo Sul. Um presente muito desejado ao longo dos quase 160 anos de fundação da Santa Casa valenciana. Chega em um momento difícil, trazendo esperança para as pessoas que estão precisando de tratamento de alta complexidade contra o Covid-19, e que a partir de agora não precisarão ser reguladas para outros municípios. A união do Município, do Governo do Estado, Governo Federal, Santa Casa e outros atores essenciais permitiu esta realização. "Quero agradecer a pessoas que foram fundamentais para esta conquista, como o governador Rui Costa, o secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas Boas e o deputado Federal Raimundo Costa. Estou muito feliz por este momento", ressaltou o provedor através de vídeo pessoal.

Gestão municipal - O município de Valença também disponibilizou para a população o Pronto Atendimento (Policlínica Municipal) e a Unidade de Referência para Casos suspeitos de Covid-19 (Centrinho), atendendo nesse período de pandemia cerca de 3 mil pessoas. Além de realizar mais de 3.700 testes, com medicamentos entregues aos pacientes, receitados pelos médicos e acompanhamento pelas Unidade de Saúde dos bairros dos casos confirmados. Outro dado importante é que o município recebeu do Governo do Estado dois respiradores, os quais foram direcionados para a Santa Casa de Misericórdia.

Fotos: Valdemir Lima

Posts Em Destaque
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

© 2016 - Criado pela Agência Andrade Comunicação e Marketing 

Contate-nos: 75 9 91211904 | 75 9 98317900 | vanessa.cultura.bsul@gmail.com