top of page
BANNER WEB - 728x90px - ESTADO SOLIDARIO.png

Secretaria da Educação da Bahia celebra os 120 anos do educador Anísio Teixeira

Com o objetivo de comemorar os 120 anos de nascimento do educador baiano Anísio Spínola Teixeira, a ser celebrado no dia 12 de julho, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) promove uma programação especial de atividades em sua homenagem, com a interlocução nacional de diversos parceiros públicos e privados. A programação, que será realizada nos 27 Núcleos Territoriais de Educação (NTEs), foi estruturada a partir das ações de formação continuada e terá a duração de um ano. A iniciativa visa promover a difusão do pensamento e da obra de Anísio Teixeira, junto aos educadores brasileiros e a reflexão sobre a sua contribuição para a Educação.


O secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, ressaltou que Anísio Teixeira sempre foi um homem à frente do seu tempo. “No próximo domingo, Anísio Teixeira completaria 120 anos e ele era muito conhecido fora do país por ser um visionário. Foi ele quem constituiu dois grandes movimentos para a gente. O primeiro foi a Educação em Tempo Integral e integrada em diversas áreas. Ele defendeu e apresentou um programa que os estudantes aprenderiam mais se permanecessem um tempo a mais na escola. E a outra inovação dele, que a gente tanto usa até hoje, é o regime de colaboração, pois não se faz educação de qualidade em nenhum país se não tivermos a aproximação da União, do Estado, dos municípios e da sociedade. E neste momento que o Brasil atravessa, reviver o pensamento de Anísio Teixeira é um sopro de esperança e um convite ao fortalecimento das diversas esferas institucionais para pensar com responsabilidade a cidadania brasileira", afirmou.


O subsecretário da Educação do Estado, Danilo Souza, ressaltou que todas estas as iniciativas contribuem para fortalecer os ideais de Anísio Teixeira. "A celebração da obra de Anísio e a sua influência na construção do sentido da Educação pública no Brasil é um momento para refletirmos sobre educação, cultura e democracia. Anísio foi original, pioneiro e grande realizador em todos os níveis. Todos os grandes temas, como a construção da infraestrutura escolar, a formação e profissionalização de professores, a legislação e o financiamento, estão presentes na sua teoria e prática como homem da gestão e do pensamento educacional".


PROGRAMAÇÃO

Um dos marcos das ações desenvolvidas para celebrar os 120 anos de Anísio será a assinatura do Projeto de Lei enviado pelo governador Rui Costa à Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), que designa Anísio Teixeira como Patrono da Educação da Bahia. Está prevista, ainda, uma sessão solene no Congresso Nacional. Além disso, serão realizadas lives sobre temas relacionados ao educador e diversas postagens nas redes sociais do Instituto Anísio Teixeira (IAT) sobre o legado do educador, além da publicação do podcast "Nas ondas da rede: Anísio Teixeira", de vídeos tutoriais sobre ferramentas digitais que contribuem para ações pedagógicas on-line e de vídeos de educadores e estudantes da Escola Parque.


Live - Nesta quinta-feira (09/07), às 17h, a Fundação e Casa Anísio Teixeira realiza a live "O arquivo da Família Spínola Teixeira e a produção historiográfica". Na próxima segunda-feira (13), o IAT realiza, às 10h, uma live de lançamento da Nova Plataforma Anísio Teixeira, com a participação do secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues; a diretora do IAT, Cybele Amado; e o presidente da Fundação Anísio Teixeira, Juliano Mattos; entre outros convidados. No mesmo dia, o Conselho Estadual de Educação da Bahia (CEE) realiza, às 14h, uma sessão especial em comemoração aos 120 anos de Anísio Teixeira. Já às 15h, a Escola Parque promove a live "120 Anos de Anísio Teixeira."



Ao longo do ano, também estão programados atividades e eventos como: Prêmio Anísio Teixeira de Gestão Escolar; Aula Magna na Escola Parque Carneiro Ribeiro, em Salvador, e na Escola Parque 308 Sul de Brasília; denominação do prédio da SEC como "Casa Anísio Teixeira" e exposição comemorativa na SEC e nos NTEs; lançamento da Biblioteca Anísio Teixeira com a publicação de obras do educador; e a realização de seminários virtuais com instituições de Ensino Superior públicas.


Foto: Divulgação

Tags:

Siga!
  • Facebook ícone social
  • YouTube ícone social
  • Instagram ícone social
bottom of page