top of page
BANNER WEB - 728x90px - ESTADO SOLIDARIO.png

Fundador do Neojiba, Ricardo Castro dará aulas no Conservatório de Genebra


Foto: Lenon Reis


Diretor artístico e fundador do Neojiba (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia), o maestro baiano Ricardo Castro foi selecionado para lecionar no Conservatório de Genebra, na Suíça.


Conforme levantado pelo A Tarde, o músico, que é o primeiro brasileiro a receber o título de membro honorário da Sociedade Filarmônica Real, no Reino Unido, vai comandar uma das classes de piano em Genebra.


Em entrevista ao Bahia Notícias, direto do país europeu, Ricardo Castro falou sobre a conquista e os planos, que incluem a promoção do Neojiba no exterior. “Eu já ensino na Suíça desde 1992. Atividade que nunca interrompi nestes quase 13 anos de Neojiba. Agora decidi entrar no time de uma das melhores escolas de música do mundo, que é a de Genebra. Passei por um processo de seleção internacional, com mais de 80 candidatos e fui escolhido”, revelou o maestro, que inicia as aulas em setembro deste ano.


O músico contou também que além das atividades que irá desempenhar no Conservatório, ele mantém ainda um contrato com a Haute Ecole de Lausanne, onde deve permanecer até junho de 2021. “Depois disso ficarei somente em Genebra”, explicou.


Ricardo Castro destacou ainda que os trabalhos na Europa não só serão conciliados com suas responsabilidades no Brasil, como poderão impulsionar a cultura nacional. “O trabalho com o Neojiba continua de vento em popa, como tem sido desde a fundação do programa. Aliás, minha presença na Europa abriu muitas portas para a juventude baiana e pretendo continuar utilizando meus contatos internacionais para oferecer mais oportunidades a nossos jovens”, afirmou.

Orquestra Juvenil da Bahia faz ensaio em Montreux, durante Turnê na Europa, em 2018 | Foto: Lenon Reis

Desde meados de março, com a pandemia do novo coronavírus, o Neojiba remanejou as aulas para o formato virtual. Na semana passada a instituição celebrou o aniversário de um ano de sua sede, no Parque do Queimado, em Salvador, por meio do projeto “Neojiba na Janela”, no qual os integrantes se apresentaram da janela de casa, na capital baiana, Simões Filho, Jequié, Vitória da Conquista, Feira de Santana e Teixeira de Freitas.


Por Jamile Amine / Site Bahia Notícias.

Tags:

Siga!
  • Facebook ícone social
  • YouTube ícone social
  • Instagram ícone social
bottom of page