Prefeitos visitam Unidade Microrregional de Atendimento ao Covid-19, em Ituberá

Gestores estavam acompanhados dos titulares das pastas da saúde de seus municípios
Prefeitos consorciados ao Consórcio Ciapra Baixo Sul visitaram, na manhã desta terça-feira (02/06), a Unidade de Referência Microrregional de Atendimento a pacientes de Covid-19, instalada em Ituberá.
O prefeito de Igrapiúna e presidente do consórcio, Leandro Ramos, e a prefeita de Ituberá, Iramar Costa, recepcionaram os prefeitos Rosival Lopes de Taperoá, Carlos Azevedo de Nilo Peçanha, secretária Italuana Guimarães de Cairu, representando o prefeito Fernando Brito, e o prefeito de Camamu, Enoc Sousa. Todos os gestores estavam acompanhados de seus secretários e secretárias municipais de saúde.
A prefeita de Ituberá, Iramar Costa, destacou o valor da união dos municípios a fim de se concretizar esse importante projeto que vai garantir atendimento para os pacientes que precisarem de um atendimento mais especializado. A prefeita destacou o empenho do presidente do consórcio, Léo, afirmando as ações até aqui desenvolvidas e fez um agradecimento especial para as equipes de saúde que atuarão na unidade.


Leandro Ramos enalteceu a postura humana e republicana da prefeita de Ituberá, afirmando que ao ceder o hospital, com suas alas já reformadas e que seriam entregues para a população de Ituberá, teve a grandeza de aceitar que se instalasse a unidade no município. “Nunca me cansarei de agradecer o gesto grandioso de Iramar ao conceder aos demais municípios a oportunidade de atendimento para todos os pacientes da região que precisarem da unidade”, disse Léo.
Os prefeitos Carlos, Enoc, Rosival e a secretária Italuana (Cairu) foram unânimes em afirmar que a Unidade de Referência Microrregional de Atendimento, em Ituberá, foi a decisão mais acertada possível para o enfrentamento ao novo Coronavírus, e destacaram que a união dos municípios garantiu um equipamento de alta qualidade em prol da vida.

Já os titulares das pastas da saúde dos seis municípios envolvidos aprovaram as instalações e se mostraram confiantes no atendimento de excelência que será prestado na unidade. “A gente fica feliz e confiante em poder dar o nosso melhor para quem precisar de atendimento aqui na unidade. Agradeço muito o empenho de todos neste grande projeto”, afirmou o secretário da Saúde de Ituberá, Almir Hora.
Unidade de Referência Microrregional de Atendimento a pacientes de Covid-19
A unidade é uma conquista coletiva entre os municípios de Ituberá, sede da unidade, Igrapiúna, Camamu, Taperoá, Nilo Peçanha e Cairu, que irá garantir assistência e tratamento de saúde aos cidadãos da região, para atendimento de pacientes com necessidade de assistência mais avançada, devidamente encaminhados através de regulação pelos municípios participantes do consórcio.
A iniciativa está sendo executada através de uma ação consorciada entre os municípios, através do Consórcio Intermunicipal do Mosaico das APAS do Baixo Sul – CIAPRA. Também conta com o apoio do Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria Estadual de Saúde (SESAB), a qual disponibilizou diversos equipamentos no último dia 29. Dentre os equipamentos entregues estão: 2 ventiladores pulmonares (respiradores), 4 monitores multiparâmetros, 1 eletrocardiógrafo, 1 cardioversor, 2 desfibriladores com monitor ECG, 3 carros de emergência, 5 cilindros de oxigênio, 5 válvulas de oxigênio, 14 fluxômetros, 5 oxímetros de pulso, 8 laringoscópios, 14 suportes para soro, 7 camas hospitalares, 6 negatoscópios, 2 focos, 10 tensiômetros pedestal e 10 estetoscópios, totalizando cerca de R$ 176 mil em equipamentos.


Fontes/fotos: Assecom PMItuberá e Portal Pratigi.