SEC mobiliza comunidade escolar para inscrições do ENEM que começaram dia 11/05

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC BA) está mobilizando a comunidade escolar para as inscrições do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2020, que começou na segunda-feira (11/05) e seguem até o dia 22 de maio, através do site: www.enem.inep.gov.br/participante. A SEC está orientando para que as escolas auxiliem os estudantes neste processo, principalmente aqueles que não têm acesso à computadores e à internet, para que possam garantir a inscrição.

Para isso, considerando os decretos governamentais publicados no Diário Oficial da Bahia e que determinam o isolamento social em decorrência da pandemia do novo Coronavírus, a SEC elaborou orientações sanitárias e de logística para as escolas da rede estadual de ensino atenderem os estudantes na realização de suas inscrições. As orientações estão disponíveis no Portal da Educação (wwe.educacao.ba.gov.br). O documento também está sendo enviado para todas as escolas da rede. Além de informações sobre o novo Coronavírus, de como acontece a transmissão da doença e algumas medidas de higiene para a prevenção, o documento contém diversas recomendações para evitar a contaminação durante o atendimento na escola.


A superintendente de Políticas para a Educação Básica, Manuelita Falcão Brito, falou da importância da iniciativa. “Sabemos que o momento é delicado: cuidar da saúde e proteger a vida, nossos bens maiores, mas sem desistir dos nossos sonhos. Para muitos estudantes, o ENEM é uma quimera, a porta de entrada para o Ensino Superior. Então, para aquilo que é inadiável e, infelizmente, o ENEM não foi adiado pelo INEP/MEC, o Estado da Bahia está assumindo todos os cuidados e protocolos de higiene. Com uso de máscaras e limpeza dos equipamentos, precisamos ajudar os nossos estudantes para que garantam a sua vaga no exame e alcancem os seus sonhos”, destacou.


Dentre as medidas proposta no documento está a implantação de um sistema de rodízios, de agendamento prévio dos estudantes, para evitar aglomerações e possibilitar a realização das inscrições. Dentro do protocolo que deve ser adotado pelas escolas também estão medidas como o uso de máscaras indivíduos e a disponibilização de sabão líquido e álcool em gel 70%.


Ações estratégicas – Para contribuir com a preparação dos estudantes, neste período de suspensão das aulas por causa da pandemia, a SEC desenvolve uma série de ações e projetos estratégicos. Por meio do ENEM 100%, por exemplo, são disponibilizados no Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br), diversos materiais elaborados por professores da rede estadual e por instituições parceiras. No Portal, há mais de 400 roteiros de estudos. Também estão disponíveis conteúdos preparatórios por meio do projeto Universidade para Todos – Estude em Casa, desenvolvido em parceria com as universidades estaduais (UNEB, UEFS, UESC e UESB). Já a Plataforma Anísio Teixeira (http://pat.educacao.ba.gov.br/), que contém mais de 10 mil conteúdos digitais educacionais e aulas do Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (EMITEC), recebeu o aporte de conteúdos construídos com as 12 Instituições Públicas de Ensino Superior (IES) na Bahia (UNEB, UEFS, UESB, UESC, UFBA, UFOB, UFRB, UNILAB, UFSB, UNIVASF, IFBAIANO E IFBA).


Dentre as ferramentas no Portal da Educação também estão a plataforma da Fundação Getúlio Vargas (FGV) Ensino Médio (https://ensinomediodigital.fgv.br/) e o Curso ENEM Gratuito (https://cursoenemgratuito.com.br/).


Os estudantes também podem se preparar através da TVE Bahia, que exibe, às 13h e às 15h, o programa Estude em Casa, em parceria com o Canal Futura, da Fundação Roberto Marinho.


Foto: Ilustrativa

Tags:

Posts Em Destaque
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

© 2016 - Criado pela Agência Andrade Comunicação e Marketing 

Contate-nos: 75 9 91211904 | 75 9 98317900 | vanessa.cultura.bsul@gmail.com