Valença: 33ª CIPM completou 50 anos de fundação

No dia 1º de maio de 1970, uma sexta-feira, em comemoração e homenagem ao Dia do Trabalhador, a Polícia Militar da Bahia, inaugurou na cidade de Valença, a 4ª Companhia de Polícia Militar, pertencente ao 1º Batalhão de Polícia Militar – 1º BPM, sediado em Feira de Santana.

A 4ª CIA do 1º BPM teve como seu primeiro comandante o capitão PM Idalberto Gomes de Matos, e como subcomandante o 2º tenente PM Aloísio Campos Filho. Começava a tomar corpo o que mais tarde viria a se tornar a 33ª Companhia Independente de Polícia Militar – 33ª CIPM, Guardiã da Costa do Dendê.


Ao longo de sua história e consolidação, a 33ª CIPM ou “33 de ELITE”, como ficou conhecida, recebeu a dedicação, suor e sangue de muitos de seus “guerreiros”. Dentre estes precursores da atual “33 de elite” estavam o sargento PM RF Benedito Marcos dos Santos (pai dos queridos oficiais capitão PM Kleiton e tenente PM Wagner), e o sargento RR João de Sousa Cerqueira, testemunhas vivas desse processo, os quais foram componentes da primeira caravana, responsável pelos primeiros brados: "Persevera!”, na Costa do Dendê.


O atual comandante da 33ª CIPM, tenente coronel PM Alexandre, destacou a importância de todos os oficiais e praças que passaram, e os que estão atualmente na OPM, na construção da história vencedora da 33ª CIPM – 33 de ELITE!


Foto: Arquivo da 33ª CIPM.

Fonte: Site Atualiza Bahia / Ascom 33ª CIPM.

Posts Em Destaque
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

© 2016 - Criado pela Agência Andrade Comunicação e Marketing 

Contate-nos: 75 9 91211904 | 75 9 98317900 | vanessa.cultura.bsul@gmail.com