top of page
BANNER WEB - 728x90px - ESTADO SOLIDARIO.png

Prefeitos do Baixo Sul unem forças para combater o novo coronavírus na região

Unidades de atendimento serão instaladas em Gandu, Ituberá e Valença


Ituberá sediou, na manhã desta terça-feira (07/04), um importante encontro com os prefeitos do Baixo Sul da Bahia, que fazem parte do Ciapra – Consórcio Intermunicipal do Mosaico das Apas do Baixo Sul, sob a presidência do Prefeito de Igrapiúna, Leandro Ramos, que conduziu a reunião para tratar de ações conjuntas para o enfrentamento do Coronavírus. Leandro disse que o objetivo foi deliberar uma estrutura em parceria com o Governo no Estado.


“É impossível pensar que o Estado vai prover condições de atendimento em cada município. Isoladamente é impossível ter uma unidade intermediária em cada município da região e pensando nisso os 13 municípios do Baixo Sul decidiram montar uma rede de atendimento, por meio de unidades que funcionarão entre o atendimento nos municípios e a UTI que vai ser provida pelo Estado, e que está distante das nossas cidades, como Ilhéus ou Salvador”, por exemplo.

Serão instaladas unidades no município de Gandu, que atenderá às cidades da Zona da Mata (Gandu, Ibirapitanga, Teolândia, Wenceslau Guimarães, Piraí do Norte e Presidente Tancredo Neves); uma unidade em Valença, onde será decidido por um espaço físico já existente ou a montagem de um hospital de campanha, que atenderá também ao município de Cairu; e outra unidade em Ituberá, no Hospital Municipal, que atenderá Taperoá, Nilo Peçanha, Igrapiúna e Camamu. Com a instalação destas unidades, criam-se três microrregiões para atendimentos de possíveis casos de Covid-19, que beneficiará cerca de 120 mil habitantes em cada uma das unidades com toda a estrutura provida e bancada pelos municípios em cooperação integrada.


“Imagine que o município sozinho, ele não consegue fazer essa manutenção porque não há capacidade financeira, mas na hora que a gente coopera, que a gente divide os custos de materiais de uma unidade dessa, será mais econômico para todos”, disse Leandro Ramos. As decisões unificadas no encontro levaram em consideração que, apesar de que uma parte importante da população não vai precisar da unidade hospitalar, um outro percentual vai necessitar e o que está sendo organizando é para que essa população que vai precisar da unidade hospitalar saiba pra onde vai na hora que ela precisar da assistência, do atendimento. “Estamos trabalhando para garantir esses espaços”, pontuou.


O Presidente do Ciapra fez um agradecimento específico à Prefeita Iramar, de Ituberá; ao Prefeito Léo, de Gandu; e ao Prefeito Ricardo Moura, de Valença, que, segundo ele, entenderam e recepcionaram de forma republicana, fora de todos os contextos políticos, a ideia de fazer destes três municípios, âncoras de atendimento regional, destacando que todas as medidas de proteção e segurança serão tomadas para que a população, de um modo geral, esteja protegida, mas sobretudo que ela tenha assistência. Os prefeitos decidiram publicar novos decretos com novas ações de combate ao Coronavírus e atualização das medidas de isolamento social já para os próximos dias.

A Prefeita Iramar Costa lembrou que essas unidades, assim que entrarem em funcionamento, atenderão apenas casos confirmados pelas secretarias de saúde, com a confirmação da Sesab e com o devido encaminhamento. Trata-se de unidades para acolher pacientes confirmados e que necessitem de cuidados intermediários. “Todas as medidas estão sendo pensadas cuidadosamente por cada município, pensando na proteção e possível acolhimento, tratamento do nosso povo. Queremos nos estruturar, porque infelizmente, é certo que esse inimigo invisível se aproxima e não podemos ser surpreendidos sem nenhuma estrutura para os devidos cuidados”, pontuou.


Outra decisão importante tomada em conjunto foi o cancelamento uniforme de todos os eventos culturais dos próximos meses, incluindo os festejos juninos. Houve um consenso entre os gestores que seguiram decisões já adotadas em pelo menos 30 municípios baianos. Um decreto com o cancelamento do São João nas cidades do Baixo Sul será publicado nos próximos dias.


Prefeitos presentes no encontro do Ciapra Baixo Sul, desta terça-feira:

Ricardo Moura, de Valença; Leandro Ramos, de Igrapiúna; Rosival Lopes, de Taperoá; Fernando Brito (representado por Italuana Guimarães, secretária da Saúde de Cairu); Carlos Azevedo, de Nilo Peçanha; Iramar Costa, de Ituberá; Leonardo Cardoso (Léo de Neco, de Gandu); Isravan Barcelos, de Ibirapitanga; Lázaro Andrade, de Teolândia; Everaldo Souza (Val, de Piraí do Norte) e Carlos Alberto (Kaká), de Wenceslau Guimarães.


Fonte/fotos: Portal Pratigi

Siga!
  • Facebook ícone social
  • YouTube ícone social
  • Instagram ícone social
bottom of page