ACAMARA DE ARAMACA é lançado em Valença durante sessão solene do Legislativo

Na noite de 11 de março, durante uma sessão solene do Legislativo Valenciano, aconteceu o lançamento do livro ACAMARA DE ARAMACA, na sede na OAB subseção Valença. Um evento muito especial que reuniu um público estimado no meio cultural, diversas autoridades, advogados, médicos, empresários e representantes educacionais.


A sessão teve como objetivos a apresentação e distribuição gratuita do livro, e mais uma homenagem ao autor do livro - o advogado, escritor e fotógrafo Francisco Marques Magalhães Neto - com a entrega do Título de Cidadão Valenciano, o qual foi aprovado por unanimidade em 2019, a partir de um Projeto de Lei do vereador Bertolino de Jesus. “Muito feliz em homenagear uma pessoa de família valenciana tão querida. E agradecido pelo belíssimo presente que ele entrega à Valença e toda região”, afirmou o vereador Bertolino.

Francisco Marques Magalhães Neto (Aramaca) é filho de Guido (in memória) e Dolores Magalhães, tradicional família valenciana. Natural de Salvador, onde hoje reside, ele passou a maior parte de sua infância e adolescência em Valença e arredores, com seus pais e irmãos mais novos (estes nascidos em Valença). Um advogado baiano que há anos figura na lista dos mais respeitados do país, conforme levantamento da revista Análise Advocacia 500. A fotografia não era mais que um passatempo amador até que, perto do fim da década de 1990, Magalhães Neto começou a experimentar a fotografia digital e a desenvolver uma linguagem fotográfica própria. As imagens que capturou já foram expostas em galerias e adornam até pontos de referência de Salvador.

O LIVRO

ACAMARA DE ARAMACA é um projeto que traz, em livro, fotos e audiovisual, um resgate das tradições da Costa do Dendê por meio de um olhar diferenciado de Aramaca. Esse personagem da vida real emprestou não só suas lentes e sua sensibilidade para os cliques, mas também suas lembranças pessoais, que foram confrontadas com as transformações pelas quais a região passou ao longo dos anos. Fruto de imersões que somaram quase três meses de jornadas por toda a microrregião da Costa do Dendê, o livro é uma realização da produtora Barro de Chão, que tem projetos semelhantes ligados à Capoeira Angola, à restinga do Litoral Norte da Bahia e a outros recortes da cultura e biodiversidade brasileiras. Além de extensa pesquisa bibliográfica, foram feitas mais de 90 entrevistas com moradores locais, acadêmicos, empresários, pescadores, marisqueiras, agricultores e demais atores da “vida no Dendê”.


“Adentrar na Costa do Dendê é desvendar particularidades que vão além do fruto que denomina este território de identidade da Bahia. O pluralismo religioso é evidenciado por marcos históricos das religiões católica e de matriz africana. Em meio aos emblemas da religiosidade local, as cores e sabores da terra também assumem o protagonismo como insumos criativos do projeto. Para mim este livro foi um grande e valioso desafio. Pude reviver experiências e reativar belas memórias de infância. Nossa região é um caldeirão cultural. Rica em belezas naturais, produção agrícola, história, religiosidade. Durante o velório de meu pai, ao perceber o carinho da multidão por ele e por nossa família, prometi que voltaria à Valença para trazer algo de positivo. Não fazia ideia do que seria. Hoje, estou feliz em entregar este projeto, e mais ainda por poder compartilhá-lo como tantas comunidades importantes. Retribuir o carinho que recebi por cada uma delas em forma de obra pronta e constatar a alegria estampada nos rostos é algo maravilhoso. Obrigado a todos que colaboraram com este projeto! Obrigado Legislativo pela unanimidade deste título que tanto me honra. Obrigado Valença e toda Costa do Dendê!”, ressaltou Francisco Neto. O livro também foi lançado em Nilo Peçanha, na terça-feira (10/03), na Câmara Municipal, e terá lançamento na capital baiana nos próximos meses.

Fontes: V1 Comunicação - Vanessa Andrade (Jornalista DRT/BA 2197); Clube Press - Assessoria de Comunicação - Marcos Paulo Sales (Jornalista DRT/BA 2246).

Fotos: V1 Comunicação - Vanessa Andrade (Jornalista DRT/BA 2197).

Posts Em Destaque
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

© 2016 - Criado pela Agência Andrade Comunicação e Marketing 

Contate-nos: 75 9 91211904 | 75 9 98317900 | vanessa.cultura.bsul@gmail.com