top of page
BANNER WEB - 728x90px - ESTADO SOLIDARIO.png

Ituberá: Projeto “Viver Melhor” inicia atividades com idosos do município

Cerca de 250 idosos serão beneficiados com atividades físicas e de promoção socioeducativas


Foi lançado na manhã desta terça-feira (11), pela Prefeitura de Ituberá, o projeto “Viver Melhor”. Trata-se de um projeto do governo municipal voltado ao público idoso que incorpora um conjunto de atividades que visa garantir qualidade de vida para uma parcela da sociedade que precisa manter-se em movimento.


O projeto faz parte do “Programa Vivendo Bem na Longevidade”, que dentre outras atribuições, fortalece o antigo “Feliz Idade” com nova proposta de atividades educacionais, físicas, socioeducativas e de inclusão social da terceira idade.

A Secretária do Desenvolvimento Social, Esporte e Juventude, Fernanda Lemos, disse que Ituberá é uma cidade amiga do idoso com políticas públicas voltadas para a terceira idade, destacando programas como a UATI – Universidade Aberta à Terceira Idade, em parceria com a Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e o Serviço de Convivência voltado para os idosos e o Viver Melhor.


Gerido pelas pastas do Social, Educação e Saúde, o “Viver Melhor” é um trabalho em rede, coordenado pela Sra. Dirce Terezinha, que tem ampla experiência em atividades de lazer, bem-estar e saúde dos idosos. 250 pessoas serão beneficiadas com atividades físicas duas vezes por semana. Além disso, o projeto vai promover outras atividades como palestras sobre direito e empoderamento do idoso, como forma de evitar o negligenciamento e a violação de seus direitos.

O Secretário da Saúde, Almir Neto, disse que o projeto é diferenciado, uma vez que une três importantes secretarias em torno da promoção da qualidade de vida dos idosos e acrescentou que serão ofertados atendimentos com fisioterapeuta, educador físico, nutricionista, técnico de enfermagem e atendimento médico diretamente focado nesse público. “É um trabalho unificado que garantirá melhor qualidade de vida para nossos idosos”, disse Almir.


Dona Maria Reis, 72, é participante assídua do projeto e disse que o programa dá oportunidade para aqueles que já passaram pela juventude e que agora estão na “melhor idade”. “Aqui é muito bom porque a gente passa o tempo com essas pessoas maravilhosas. A gente não fica mais em casa sem fazer nada. Aqui a gente ocupa a mente e melhora a vida”, contou dona Maria Reis.

Conselho do Idoso atuante

Ituberá é um dos poucos municípios do Estado com políticas públicas voltadas para atenção ao público da terceira idade. O município já implantou o Conselho Municipal dos Direitos do Idoso, que é uma instância de controle social que visa acompanhar os direitos dos idosos. Trata-se de um conselho bem elaborado e atuante que contribui para a melhoria da defesa dos interesses dos idosos.


Carnaval

A programação do Viver Melhor engloba uma série de atividades de lazer e integração social dos idosos e dentre essas atividades o programa já está trabalhando na organização do CarnaCras, que é o carnaval voltado para esse público, que será promovido no próximo dia 18 de fevereiro a partir das quatro da tarde com desfile pelas ruas de Ituberá ao som das tradicionais marchinhas de carnaval. “Promoveremos o segundo ano do CarnaCras, onde o bloco dos nossos idosos vai desfilar pelas ruas juntamente com os demais usuários do CRAS, ao som das marchinhas e resgatando a cultura popular. Vai ser maravilhoso”, finalizou Fernanda.

Siga!
  • Facebook ícone social
  • YouTube ícone social
  • Instagram ícone social
bottom of page