O Festival Universo Paralello comemora 20 anos em uma edição histórica de 27/12 a 03/01/2020
O local do evento é a praia paradisíaca de Pratigi, no litoral sul da Bahia, região da Costa do Dendê, em meio a uma área preservada da Mata Atlântica
Um fantástico line-up com artistas vindos dos quatro cantos do mundo espalhados pelos
sete palcos do festival: Tortuga Stage, 303 Stage, Chill Out, Aldeia Circulou, Palco Paralelo, UP Clube Main Floor. A celebração de 20 anos de sucesso! Confira tudo que vai rolar:
Trance, Psy Trance, Dark Trance, Progressivo, House, Deephouse, Techno, EDM, Brazilian Bass, Lounge Music, Trap, Dubstep, Hip Hop, MPB, Rock Alternativo e muito mais. Performances, shows artísticos, palhaços, pirofagia, malabares, massagens terapêuticas, oficinas, reiki, chats, cinema, live painting, exposições, além de muitas surpresas para comemorar os 20 anos.
Foto: Alex Torres
Tortuga Stage
A ilha caribenha de Tortuga foi um famoso ponto de pirataria, esconderijo de navios e tripulações, foi abrigo para grandes aventuras no mar. E é com esse espírito que surgiu a pista que dentro do Universo Paralello se tornou a central da pirataria do festival, com uma programação musical plural, preparada para agradar piratas e corsários. Este ano já estão confirmados Edi Rock e KL Jay (Racionais MCs), Dexter, DJ Magal, DJ Julião e Digital Dubs.
303 Stage
A essência de Goa onde se iniciou o movimento psy trance em meados dos 80 e rege o 303 Stage. Com sua energia acolhedora que agrega os jovens talentos e os papas do estilo, a pista pulsa diferentes timbres musicais, mixa várias identidades sonoras dentro de um contexto único de muita personalidade.
Experimente o dia e a noite em verdadeiras imersões nas vertentes Progressivo, Full on, Dark, Forest. Inúmeras possibilidades da mais alta frequência em uma explosão dos sentidos. No line up nomes como Nuky, Skulptor, Cosmoneth, Supernatural, Claudinho Brasil, Borderline, Verthsin, Tijah, Sonic Massala,Shekinah, Pleiadians, Psybindi, Javier Bussola, Everblast, Ectima, Chozen Jo, Circuit Breakers e Audio X.
Chill Out
Destinado ao descanso do corpo e da mente, um espaço agradável, confortável e relaxante. O lugar favorito do festival para ouvir boa música, interagir e se conectar. E também para assistir espetáculos incríveis de improvisação e expressão. O Chill Out será vitrine da grande gama de expressão musical que, de alguma forma alimenta o conceito psicodélico de se fazer música. Se apresentam DJs Rica Amaral, Renato Cohen, Victor Rizzo, Tati SEO, Marjo Lak, Multisambasonico, Gerson DeVeras entre outras atrações.
Foto: Alisson Demetrio
Aldeia Circulou
Espaco artístico divulgador da nossa cultura alternativa, contemporânea e de vanguarda.
Apresenta ao público uma programação repleta de performances, espetáculos e interatividades numa atmosfera que inspira criatividade e liberdade de expressão. São todos muito bem-vindos a assistir, interagir e criar junto com a gente!
Estamos preparando nossos espaços para apresentar um pouco das diversidades artísticas e culturais de todo o estado da Bahia, junto a ícones brasileiros e estrangeiros que representam culturas de raiz. também convidamos todos a fazer uma viagem pela história do circo brasileiro, que nos inspira, e sempre esteve presente nos 20 anos de festival. Para esta edição do Festival Universo Paralello, a Aldeia do Circulou será especialmente contemplada com as seguintes áreas:
Point Dendê
Antes mesmo de entrar no festival, um pouco da história, música, arte e gastronomia local da região da Costa do Dendê.
Picadeiro
Palco para as memoráveis atrações do Circulou: espetáculos de circo tradicionais e modernos; homenagens à história do circo; festivais de culturas tradicionais; teatro e dança.
Circulinho Praia
Espaço dedicado às crianças. As manhãs serão muito mais divertidas com as atividades voltadas ao lazer na Praia. Atenção: Crianças devem estar durante todo o período do Festival acompanhadas pelos pais ou responsável legal.
Galeria Vertical
Exposição de artes visuais. Visionárias e psicodélicas. Oficinas de arte.
Mestre Cuca
A cozinha comunitária do Circulou continua com seus fogões acesos 24h, onde os circulantes poderão preparar suas próprias refeições. Oficinas diárias de preparação de refeições feitas com alimentos saudáveis. Palestras sobre alimentação. Laboratório de inovações culinárias. Cozinheiras da região junto com chefes renomados e profissionais que trabalham no ramo da gastronomia mundial farão parte do grupo de mestres cucas.
Remelexo
Um pequeno salão de dança na aldeia Circulou, local dedicado ao corpo e suas próprias manifestações.
Lua Mantra
Espaço para reflexões, relaxamento, meditação, terapias holísticas, cura, fortalecimento energético através da música terapia, mantras e cantos.
Nocturna
Espaço que abre no crepúsculo e fecha ao amanhecer. Exposições de arte de expressão adulta, eventos e festas de multi diversidades artísticas e culturais, freak shows. Entrada proibida para menores de 21 anos.
LAB
Espaço para criações: estudo, observação, live painting, som e imagem, exposições. Interação entre artistas e público através de encontros e bate papos. Exposição fotográfica que conta um pouco da história do festival Universo Paralello nesses 20 anos.
Terreiro Musical
Espaço destinado a música e seus elementos: instrumentos, instrumentistas e história. Oficinas e conversas com grandes mestres de grupos de culturas tradicionais. Zona Espetacular: A Trupe Circulou invade todas as áreas do festival com suas performances e instalações multimídias e audiovisuais.
Tela Paralella
Mostra de filmes e vídeos psicodélicos. Documentários e festivais de cinema.
Círculo Solidário
Nossa responsabilidade social sempre girou em torno da troca artística e cultural com a região. Somos uma rede de colaboradores e ativistas locais junto com artistas do Circulou que realizamos ações de cunho social e humanitário na Costa do Dendê.
Palco Paralello
Um dos espaços mais ecléticos do festival é sem dúvida o Palco Paralello, criado junto à pista alternativa na 7ª edição, ali a música popular brasileira, rock alternativo, reggae, instrumental, o rap e a música regional foram obtendo ao longo de cada edição, visibilidade, destaque e conquistaram o público que se aglomera em frente para incríveis apresentações.
Sua localização em frente ao mar proporciona momentos inesquecíveis ao pôr do sol e ao cair da noite em uma atmosfera de completa interação. Foram vários formatos e experiências, além de muita dedicação e trabalho das equipes para transformar o Palco
Paralello no que é hoje.
Arnaldo Antunes, Edgard Scandurra, BNegão e Os Seletores de Frequência, Pedra Branca, Digital Dubs, Chico Corrêa & Eletronic Band, Congo Nya, Criolo, Emicida, Gabriel o Pensador, Mundo Livre S.A, Lenine, entre tantos outros já se apresentaram e com grande satisfação nós podemos dizer que em nossa celebração de 20 anos, muitas surpresas estão reservadas para o público.
Este ano nada menos que Caetano Veloso traz um show intimista de voz e violão no dia 28 de dezembro, onde canta os maiores sucessos de sua carreira; a psicodelia dos ‘Mutantes’ comandados por Sérgio Dias; a banda de reggae ‘Ponto de Equilíbrio’ que
também completa 20 anos de estrada e celebrará com uma apresentação histórica. Também o rapper mineiro DJonga, o grupo de rap com influências de mpb ‘3030’, Hot & Oreia e a belíssima voz de Luedji Luna são algumas das atrações já confirmadas.
Foto: Fernando Young
Destaque para Mad Professor, músico e produtor inglês de trip hop e dub, conhecido pelos inúmeros trabalhos com Sade, Massive Attack e Nação Zumbi, que fará long set.
Confira a entrevista com a banda Ponto de Equilíbrio:
UP: O Ponto de Equilíbrio possui 5 discos e um DVD gravados ao longo da carreira e inúmeros shows e participações especiais em suas apresentações e músicas. Sempre voltados em expressar e transmitir mensagens de amor, paz e positividade, a banda comemora duas décadas na estrada em 2019 e fará um show no Festival Universo
Paralello que também celebra 20 anos. E lógico, podemos esperar uma noite de muita energia positiva.
UP: Vocês tem planejado alguma surpresa para a ocasião?
Ponto de Equilíbrio: É realmente uma ocasião muito especial. Estamos comemorando 20 anos de banda junto com um festival tão significativo como o Universo Paralello. Fazemos parte da mesma geração, podemos dizer, rs. A data do show também é significativa, dia 1º de janeiro. O dia que mundialmente representa a renovação, orecomeço, o início de um novo ano, um novo ciclo. Então é uma grande satisfação e estamos preparando um show completo, relembrando vários momentos da nossa carreira, da nossa obra, com os nossos maiores sucessos. E esperamos celebrar junto com o público em uma só voz, uma só energia. Temos certeza que não teria jeito melhor de iniciar o ano e ainda completar mais uma década de história.
UP: A praia de Pratigi, onde é realizado o Festival possui uma beleza exuberante, de areia branca, águas mornas e sombra dos coqueiros. A natureza, assim como o nascer do sol, e pôr do sol são fonte de inspiração para criar. Fale um pouco sobre a experiência que poderemos ter ao assistir o show do Ponto de Equilíbrio em locação tão especial...
Ponto de Equilíbrio: Com certeza é um lugar especial. A Bahia por si só já tem uma energia própria. Esse cenário natural de Pratigi só vai contribuir para que esse show seja uma experiência única pra quem estiver presente. Já estamos nos preparando pra voltar com belas lembranças gravadas na memória e no coração. Porque sempre cantamos uma mensagem positiva, buscando nos conectar com a fonte criadora, que é a natureza. A música nos conecta com todo o universo, a floresta, o oceano, enfim, tudo que contém vida e que é natural. Estar em um cenário paradisíaco assim só contribui para afirmar a nossa mensagem e a energia que vamos compartilhar com o público.
UP: A banda tem carreira consolidada e inúmeros sucessos conhecidos do fãs. Para os próximos 20 anos, o que poderemos esperar do grupo?
Ponto de Equilíbrio: Para os próximos 20 anos podemos esperar muita força de vontade, como sempre tivemos. Desejamos saúde, para termos força e continuar transmitindo nossa mensagem pras novas gerações. Hoje em dia é comum, muitas pessoas que vão ao nosso show comentam que conheceram o Ponto através dos pais, dos tios, ou um irmão mais velho...
Então quem sabe nos próximos 20 anos tenhamos gerações dizendo que conheceram o Ponto de Equilíbrio através dos avós, dos bisavós (risos)... Então acho que é isso que buscamos, que nossa mensagem seja transmitida de geração em geração, sempre atualizada e renovada, no sentimento do amor e da união.
UP Club
Diversidade é necessidade, variedade e pluralidade. É um substantivo que caracteriza tudo onde há multiplicidade. E é com esse espírito que damos as boas vindas ao público na pista UP Club. House, Deep house, Tech house, Techno, Brazilian Bass, EDM, vertentes com todo o groove que a pista proporciona.
Dance ao som de Alok, Bhaskar, Vintage Culture, Adana Twins, DNox, Illusionize, Eli Iwasa, Nana Torres, Anderson Noise, Hopper, Gabe, Flow & Zeo, Gabriel Boni e tantos outros
Main Floor
O coração do festival, onde tudo começa e termina. Uma pista de dança onde a vibração
está em uníssimo; corpo, mente e espírito em total sintonia. Uma verdadeira onda cósmica pulsante de sons e ritmo em concordância. DJs Swarup, Ekanta, Talamasca, Avalon, Astrix, Burn in Noise, Protoculture, Rinkadink, Dickster, James Monro, First Stone, Shove, Shanti, Vibe Tribe, Vegas…
Foto: Lauro Medeiros
“Muito se falou do Terceiro Milênio.
Nos foi dito que nossa consciência se expandiria, que a tecnologia nos traria conforto, fartura e segurança, e que a Ciência, como mensageira do Progresso, seria a porta para o Paraíso. E a humanidade em plena exuberância, realizaria seu Destino, transformando a natureza, moldando a Vida e o Ambiente, o Império do Conhecimento brincando de Deus.
E o Ser Humano se tornaria mais justo e generoso...
Tudo indica que os arquitetos da Civilização erraram em seus cálculos...
Talvez tenha faltado uma pitada de dança... quem sabe uma boa dose de celebração...
Com certeza não adicionaram amor... pelo menos, não o suficiente...
Neste momento em que nossa nave mãe navega em águas revoltas, Universo Paralello abre mais uma vez suas portas para que possamos exercitar neste Espaço-Tempo, tudo aquilo que nos foi prometido. Um mergulho na dança, um encontro com o deleite, num espaço de liberdade e tolerância, envolvidos pela energia do amor.
Como Piratas que somos, protegidos pela águas calmas e mornas de Pratigí, subvertamos as regras tortas da vida cotidiana e façamos destes 8 dias um exercício de liberdade, responsabilidade e celebração.
Aqui, e agora!
Mais uma vez, e sempre, sejam todos bem vindos ao Universo Paralello”
Dario Achkar Petrillo/ Alok
Foto: Lauro Medeiros