Gestores dos Núcleos Territoriais de Educação participam de planejamento estratégico para o ano leti

A Secretaria da Educação do Estado (SEC) iniciou, na noite desta quarta-feira (11/12), no Instituto Anísio Teixeira (IAT), o VII Encontro de Dirigentes da Educação. Nesta edição, que segue até sexta-feira (13/12), o objetivo é avaliar o trabalho realizado durante o ano e realizar o planejamento de ações para 2020 com dirigentes dos Núcleos Territoriais de Educação (NTE).


O secretário da Educação, Jerônimo Rodrigues, falou sobre a importância desse alinhamento para a gestão. "Se faz Educação encarando os desafios. E precisamos estar alinhados com todos os agentes que fazem parte da rede, para planejarmos um trabalho que traga melhorias para a aprendizagem dos estudantes. É fundamental que haja ampla participação dos educadores de cada território, para que possamos estabelecer diretrizes que são importantes para nós, como a Educação do Campo, a Educação Quilombola e a Educação Indígena. É fundamental, também, ouvir contribuições que construam indicadores que ajudem no avanço da Educação, respeitando e valorizando as particularidades de cada território", contou.

Convidado para a abertura, o professor André Lázaro, da Fundação Santillana, ministrou a palestra “A gestão educacional como instrumento para consolidar o projeto de educação pública, democrática e inclusiva”. "Precisamos de uma rede que tenha uma maior horizontalidade nas oportunidades, e não apenas um aprendizado hierárquico que não dá chance do jovem ter escolhas. É importante fortalecer os territórios e as particularidades da sua região. É uma característica que a Bahia já vem desenvolvendo e que temos que aprimorar. A solução é uma gestão democrática da educação pública associando, entre outras questões, à cultura", disse.


O coordenador executivo dos Núcleos Territoriais da Educação da SEC, Hélder Amorim, explicou a proposta do encontro. "Estamos focados em analisar o que foi realizado em 2019 e os resultados alcançados, além de apresentar a base do planejamento estratégico da SEC, para que os NTEs possam debater com as escolas o planejamento para o ano letivo de 2020", pontuou.


A diretora do NTE 09 (Amargosa), Andréa Ioná, destacou a importância dos encontros. "Estas atividades são fundamentais para que possamos alinhar as políticas educacionais, estreitando nossa relação com a SEC. Tivemos avanços com o SABE (Sistema de Avaliação Baiano de Educação), que ajudou muito na avaliação dos nossos estudantes e estimulou o comprometimento, ainda mais, das escolas com a aprendizagem", ressaltou.

Fotos: Suâmi Dias

Tags:

Posts Em Destaque
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

© 2016 - Criado pela Agência Andrade Comunicação e Marketing 

Contate-nos: 75 9 91211904 | 75 9 98317900 | vanessa.cultura.bsul@gmail.com