Sebrae-BA com o apoio da Casa do Empresário de Valença forma primeira turma de ‘futulíderes’ no Baix

Empresários e gestores que participaram do Programa Liderar o Futuro promovido pelo Sebrae-BA receberam certificado em noite solene de formatura


O município de Valença sediou na noite do dia 19/11, a formatura de empresários e gestores que concluíram o Programa Liderar o Futuro, promovido pelo Sebrae-BA em parceria com a Federação das Câmaras dos Dirigentes Lojistas do Estado da Bahia (FCDL), Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado da Bahia (FACEB), Federação da Agricultura e Pecuária da Bahia (FAEB) e Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB).


Os concluintes iniciaram o treinamento em julho deste ano e participaram de nove encontros com os temas: Liderança transformadora: propósito e valores essenciais; estilos de liderança e a autoconsciência do líder; liderança visionária e gestão de conflitos; liderança centrada na equipe; co-criando o futuro do ambiente dos negócios; liderança focada em resultados; os líderes como gestores do futuro; engajamento: o poder da comunicação estratégica e liderança transformadora: inspiração e ação.


O Programa Liderar o Futuro tem como objetivo desenvolver líderes empresariais ou pessoas que queiram desenvolver a capacidade de liderar, conscientes e engajadas com as causas do desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas nos seus municípios e que gerem impactos positivos no ambiente dos pequenos negócios e do empreendedorismo.

Fotos: Jornal Valença Agora


A mesa de abertura da solenidade de formatura foi formada pelo gerente regional do Sebrae-Bahia, Carlos Henrique Nunes de Oliveira; pelo empresário e presidente da CDL-Valença e representante da Casa do Empresário, Eduardo Dantas Ribeiro e o vice-presidente da FCDL-Bahia, Osni Melgaço Bulcão.

O representante do Sebrae-BA, Carlos Henrique, agradeceu o apoio da Casa do Empresário de Valença na realização do programa. “Além de participar do evento, a Casa do Empresário foi uma grande articuladora para que essa capacitação acontecesse aqui em Valença, reunindo 37 empresários da região, que formaram a maior turma da história do Liderar o Futuro na Bahia”, afirmou.


“Foi fantástico esse processo, muitos aprendizados e muitos conteúdos. Espero que esse talento das lideranças seja cada vez mais desenvolvido, não tenho dúvidas de que daqui sairão grandes líderes que com certeza irão movimentar todo esse Baixo Sul daqui pra frente. Teremos empresários liderando mais, pessoas se preparando para fazer uma política diferente, pessoas preparadas para fazer um trabalho diferenciado na sociedade e conquistar aquilo que as pessoas que não são capacitadas não estão conseguindo conquistar, o desenvolvimento, que é o progresso da coletividade da qual fazem parte. Trazer esse curso para Valença é acreditar no futuro de Valença, é acreditar no futuro do Baixo Sul, foi nisso que o Sebrae apostou, em formar novos líderes, para trazer novas ideias, formar novos conceitos que venham beneficiar toda a população da região”, destacou Carlos Henrique.

O empresário Eduardo Dantas, falou em nome da Casa do Empresário de Valença. “Agradecemos muito a oportunidade de ter sediado esse curso. De 417 municípios, Valença foi o 12º a ter esse privilégio, e parabenizo a vocês novos líderes do futuro, mas já líderes em suas empresas e suas atividades. Liderar é algo que não é só nato, tanto é que vocês tiveram a oportunidade de aprender um pouco mais. Valença e região vão crescer muito com essa formação de vocês, que já atuam em nossos municípios e agora com um embasamento maior, parabéns a todos”, parabenizou.


Para o empresário Osni Bulcão, segundo vice-presidente da FDCL-BA, liderar é inspirar. “O líder do século XXI são esses líderes que fizeram esse curso, porque um líder é aquele que está sempre estudando, se você quer ser um bom líder não se acomode no estado que se encontra, seja um líder que está sempre buscando se aprimorando, um líder humano, que faz a diferença onde ele atua, um líder que se recicla está um passo à frente. Desejo sucesso e felicidade a todos”, afirmou.

Como parte das atividades propostas pelo programa, os participantes se dividiram em grupos para produzir projetos de desenvolvimento, que foram apresentados no evento. O grupo Conexão Ambiental apresentou o projeto “Gerações Futuras”, sobre a implantação do Plano de Gestão de Resíduos Sólidos nos município de Camamu e Cairu. O segundo grupo, denominado O Futuro é Agora, resgatou o histórico e o potencial turístico do município de Nilo Peçanha com o projeto “Nilo Tur”. O município-sede do programa também foi contemplado através do projeto “Mobiliza Valença”, empreendido pelo grupo Valença, presente e futuro, que tratou o o transporte coletivo. A última equipa a se apresentar foi o grupo Eco 3, ressaltando através do projeto “Reciclando Vidas”, a sustentabilidade do lixo, desde a coleta seletiva à valorização dos catadores.

O presidente da Associação Comercial de Valença e engenheiro agrônomo da CEPLAC, Antônio Jorge e a secretária municipal de Turismo de Cairu, Diana Farias se pronunciaram como representantes da turma que participou do programa. “Muita satisfação poder participar desse grande momento. Tenho certeza que vocês irão contribuir muito com a nossa cidade e região. Assumimos o compromisso de contribuir com todo o Baixo Sul, com projetos e ações que possam mudar o rumo para que o amanhã seja um dia diferente”, considerou Antônio Jorge.


Diana Farias agradeceu ao Sebrae e a Casa do Empresário de Valença por proporcionarem a capacitação. “A Casa do Empresário de Valença foi a nossa casa nesses encontros, onde nos reunimos e discutimos a região, não apenas Valença, sete municípios reunidos, discutindo liderança, liderança de nós mesmos porque para conseguirmos liderar qualquer coisa, primeiro temos que aprender a ser líderes de nós mesmos e a partir daí ser líderes para modificar uma comunidade, o nosso local de trabalho”, ressaltou.

Em entrevista para o Jornal Valença Agora, o prefeito de Cairu, Fernando Brito, relatou sobre a experiência de participar do programa. “Momento de muito contentamento, de alegria, de muitas surpresas. Esse foi um curso extraordinário, foram dias de muitas experiências, muitos confrontos, de aprender sobre liderança, e principalmente, de mudança de comportamento”, ressaltou.

Outro participante, o empresário do ramo de eventos e vice-presidente da Casa do Empresário, Luiz Menezes falou sobre a importância do programa. “Esse treinamento é muito importante para a nossa capacitação profissional, a gente agora tem o compromisso a mais de ser um líder literalmente porque com os ensinamentos que foram passados sobre a nossa auto liderança e autoconhecimento e como a gente pode lidar com isso no dia a dia e quem sabe até em algum cargo público mais a frente. Hoje a gente sai muito amadurecido, com uma visão muito melhor do que você tínhamos antes e aprendizados valiosos para a nossa vida pessoal e profissional”, comentou.


Fonte/fotos: Jornal Valença Agora.



Posts Em Destaque
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

© 2016 - Criado pela Agência Andrade Comunicação e Marketing 

Contate-nos: 75 9 91211904 | 75 9 98317900 | vanessa.cultura.bsul@gmail.com