Caminhada Cultural celebrou o Dia da Consciência Negra, em Valença

November 22, 2019

A XII Caminhada Cultural da Consciência Negra contagiou as ruas valencianas na quarta-feira (20/11), desfilando as riquezas da cultura e da identidade do povo negro. Sob a coordenação do Grupo Afro Filhos da Terra, dirigido pela professora de dança Maria Célia Praesent, a Caminhada reuniu dançarinos, artistas e comunidade. Culminou com apresentações culturais na Praça da República.

 

O Grupo Afro Filhos da Terra, realizador do evento, existe há 30 anos e durante todo esse tempo tem resgatado crianças e jovens de bairros carentes da cidade. “É um compromisso que nós temos com a comunidade. Esses jovens precisam de alguém que abrace eles, que os estimule a dançar, a jogar capoeira, a perceber que eles tem uma perspectiva de vida. Eles participam desse evento com o maior prazer porque sabem a nossa origem, a raiz do nosso povo e é essa consciência que também precisamos ter. Unidos somos fortes!”, ressaltou a professora Célia Praesent.

Bailarino do grupo Afro Filhos da Terra desde os 11 anos de idade, Everton Bacélla, fez parte do primeiro elenco e hoje é coreógrafo e professor de ballet: “Todo dia 20 de novembro eu faço questão de não marcar nada para poder participar da caminhada em Valença porque é muito forte para mim trazer minha contribuição como artista, como negro em cena e dar essa força para que esse evento cresça cada vez mais”, disse. "Eu me sinto muito feliz em participar, pois vejo o brilho no olhar de cada pessoa que se sente representada em ver a nossa cultura e a nossa arte sendo valorizada e ocupando os espaços, o que é muito importante”, acrescentou o bailarino.

Além da dança, os bailarino do Grupo Afro Filhos da Terra representaram os orixás Exu, Obaluaê, Ossaym, Oxumarê, Oyá, Oxum, Ogum e Oxalá, representando as religiões de matrizes africanas. ​A caminhada também contou com protestos contra a violência que acomete o povo negro. Cartazes divulgavam os índices alarmantes de homicídios de mulheres negras.

Fonte/fotos: Jornal Valença Agora. 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque
Please reload

Procurar por tags
Please reload

Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

© 2016 - Criado pela Agência Andrade Comunicação e Marketing 

Contate-nos: 75 9 91211904 | 75 9 98317900 | vanessa.cultura.bsul@gmail.com