top of page
BANNER WEB - 728x90px - ESTADO SOLIDARIO.png

Lavagem do Amparo 2019: manifestação popular e religiosa traz pedidos de paz e união


A tradicional Lavagem do Amparo, uma das maiores manifestações populares e religiosas do Baixo Sul da Bahia, aconteceu no domingo (27/10), no município de Valença. Milhares de fiéis, simpatizantes e turistas subiram a colina sagrada em uma rica manifestação de fé, sincretismo e alegria. Um momento especial onde devotos aproveitaram para agradecer, reafirmar a fé e reverenciar Nossa Senhora do Amparo - Padroeira da cidade.


Este ano, a festa foi organizada pela diretoria de Cultura da Prefeitura Municipal, na pessoa do diretor David Terra. O cortejo teve início na Praça da República e percorreu ruas centrais, com a vibrante participação de diversos terreiros de Candomblé, manifestações culturais, grupos de capoeira e musicais. No adro da igreja, muitas homenagens e rituais religiosos liderados por babalorixás e ialorixás, além das baianas que lavaram as escadarias e realizaram os banhos perfumados no público. O padre Almir Urbano, da paróquia Sagrado Coração de Jesus abriu as portas da igreja e realizou um momento de oração e confraternização.

A Lavagem simboliza devoção, fé, respeito às religiões, e foi marcada pelo pedido de paz e união. Ela deu início as celebrações dedicadas à Nossa Senhora do Amparo, as quais seguem até o dia 08 de novembro, dia da Padroeira, quando serão realizadas missas festivas e a procissão que arrasta milhares de fiéis pelas ruas de Valença. Uma festa emocionante que compõe a rica história do município.


Hino em homenagem à Nossa Senhora do Amparo:


"Deus te salve Imaculada/ soberana do Brasil/ seja terra abençoada/ onde impera o teu perfil.

Saudamos a presença/ da Rainha Mãe de Deus/ do seu trono de Valença/ Ela atrai os filhos seus.

Na igreja destacada/ qual farol à beira mar/ oh! Senhora do Amparo/ vem teu povo abençoar.

Oh! Rainha de Valença/ guarda o trono e o altar/ guarda pura nossa crença/ que só pode nos salvar.

Oh! Senhora do Amparo/ tua festa é emoção/ protegei os operários/ dando a fé de bons cristãos.

Oh! Senhora do Amparo/ nos conduz ao sumo bem/ tua prece é a escada/ que nos leva ao céu amém".

Fotos: V1 Comunicação - Vanessa Andrade.


Siga!
  • Facebook ícone social
  • YouTube ícone social
  • Instagram ícone social
bottom of page