Valença - Lideranças inspiradoras reuniram grande público em seminário do SEBRAE

September 27, 2019

O SEBRAE, através do programa Liderar o Futuro, realizou na noite desta quarta-feira (25/09), o seminário Encontro com Lideranças Inspiradoras. O evento aconteceu no auditório do SESI Valença, no Baixo Sul do Estado. Reuniu na linha de frente das apresentações Ramiro Queiroz Jr, empresário do Grupo Ramiro Campelo, Eduardo Ribeiro, empresário e líder da Casa do Empresário de Valença, Leandro Ramos, prefeito de Igrapiúna e presidente do Consórcio Intermunicipal Ciapra Baixo Sul (CIAPRA). Contou com um público diversificado e bastante interessado na aquisição de novos conhecimentos e ideias inovadoras.  

 

O mestre e consultor André Gustavo Barbosa, assessor do Conselho Deliberativo do SEBRAE/BA, iniciou a programação com uma palestra sobre “o desafio de ser um líder inspirador”. Analista Sênior do SEBRAE/BA, ele exaltou a importância da liderança, do exemplo que é capaz de mobilizar pessoas: “A sociedade brasileira, em sua grande maioria, coloca nas mãos dos governos e políticos os seus destinos, não acreditando que há espaço para participação e influência. Inclusive, uma das maiores barreiras ao processo de mobilização das lideranças é o sentimento de que as coisas sempre foram assim, que outros já tentaram, nada muda. O famoso ‘eu já vi este filme’. E, o antídoto para isto é trocarmos o conformismo pela indignação. Devemos fazer um compartilhamento de uma visão positiva de futuro, com a disseminação de informações e argumentos que mobilizem os cidadãos enquanto clientes-beneficiários. Pois, a verdade é que existem muito mais pessoas de bem e ações positivas do que negativas”.

André Gustavo Barbosa, assessor do Conselho Deliberativo do SEBRAE/BA

 

Um talk show reunindo grandes exemplos de liderança de sucesso também agitou a plateia. A mediação ficou por conta de Joanna d’Árc Sales, facilitadora do programa Liderar o Futuro, que iniciou convidando para se apresentar o professor, também estudante de direito, prefeito de Igrapiúna e atual presidente do CIAPRA, Leandro Ramos. Ele relatou um pouco da sua experiência de liderança dentro do poder público. Ressaltou a importância das pessoas saberem identificar oportunidades e transformá-las em riquezas e progresso. Como exemplo, citou o projeto da Ponte Salvador-Itaparica do Governo do Estado, “para o qual o Baixo Sul precisa se preparar para aproveitar corretamente todas as oportunidades que dele surgirão”.

 

A segunda liderança convidada da noite foi o empresário e diretor da Distribuidora Itaipava Costa do Dendê, Eduardo Ribeiro. Com um rico currículo na área empresarial, ele destacou que os exemplos motivam e geram bons resultados. “Como filosofia sigo o estratégico no planejamento e o militar na execução. Pode parecer uma palavra forte, mas se refere a necessidade de disciplina e responsabilidade na condução das tarefas. Defendo algumas atitudes empresariais e pessoais, como: foco em resultado, ser exemplo e organização. Também precisamos entender que tudo precisa ter começo, meio e fim. Não podemos abandonar as coisas pela metade. Reconhecendo sempre que os erros e problemas que surgem devem servir como aprendizados para o nosso crescimento”, afirmou Ribeiro.

Fechando o talk show, Ramiro Jr, diretor da Ramiro Campelo e Cia (Lojas Guaibim, Casa Fácil e Motorola – operação Nordeste), também presidente da Fundação Estrela do Amanhã (Fundesa) e Master Trainer em Programação Neurolinguística e Coaching. Durante a sua apresentação, o empresário destacou dois pontos fundamentais para a nobre tarefa de liderar: gostar de pessoas e saber agir positivamente diante dos desafios. “Vocês conhecem o princípio do 90/10 defendido pelo escritor norte-americano Stephen Covey? Algo simples, mas que tem a ver com atitude de liderança. 10% da sua vida tem relação com o que lhe acontece e 90% com o que você faz com o que lhe acontece. Um líder precisa pensar assim. Um grande exemplo é Soichiro Honda, o fundador da Honda. Ele foi à falência umas três vezes, mas fazia literalmente do limão uma limonada. Até que inventou uma moto e hoje é uma das grandes indústrias automobilísticas do mundo. O líder tem essa capacidade de enfrentar novos desafios. Penso que em muitas e muitas oportunidades precisei fazer isso. Hoje, a Lojas Guaibim é a maior rede de lojas de eletrodomésticos genuinamente baiana. Um orgulho para nossa cidade”.

 

Ramiro Jr fez questão de ressaltar que o sucesso da empresa é fruto de uma construção coletiva: “É uma história feita por várias mãos. Precisamos ter humildade para reconhecer isso. E, humildade é uma suprema qualidade de um líder. Temos que ouvir as pessoas, estudar sempre, participar de congressos para buscar ideias e soluções. O líder também precisa saber o momento de dar espaço a mentes novas, com pensamento capaz de trazer respostas para os novos desafios. Então, a construção desse sucesso parte desta premissa. Tem gente do outro lado, tem gente aqui. Não dá para ser líder sem entender de gente. A comunicação também é imprescindível. Se comunicar bem é fundamental na tarefa de liderar. Portanto, não existe segredo. Existe dedicação, disciplina, força de vontade e desejo de fazer. Precisamos acreditar no sentimento de liderança, algo que também pode ser desenvolvido. A Ramiro Campelo é a história de uma construção coletiva e de líderes com destinos diferentes, mas que souberam se colocar à disposição das pessoas, dos clientes, das suas equipes”.     

Ramiro Queiroz Jr, diretor da Ramiro Campelo e Cia

 

Carlos Henrique, superintendente Regional do SEBRAE, agradeceu o empenho de toda sua equipe, o apoio da Casa do Empresário de Valença, aos palestrantes, e principalmente, ao público que abrilhantou o evento. Ao final, todos os presentes puderam interagir, desfrutando de um delicioso coquetel. “Um momento ímpar e marcante para todos nós que fazemos parte do SEBRAE Bahia. Posso dizer que foi o melhor evento realizado em Valença. Gratidão a todos”, afirmou Henrique.   

Carlos Henrique, superintendente Regional do SEBRAE

Prefeito de Igrapiúna e atual presidente do CIAPRA, Leandro Ramos

Eduardo Ribeiro, líder da Casa do Empresário de Valença e diretor da Itaipava Costa do Dendê

 

Joanna d’Árc Sales, facilitadora do programa Liderar o Futuro

Camila Reis - gerente Executiva da Casa do Empresário de Valença, empresário Ramiro Jr, jornalista Vanessa Andrade e Diana Farias - secretária de Turismo de Cairu        

 

Fotos: V1 Comunicação – Vanessa Andrade.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque
Please reload

Procurar por tags
Please reload

Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

© 2016 - Criado pela Agência Andrade Comunicação e Marketing 

Contate-nos: 75 9 91211904 | 75 9 98317900 | vanessa.cultura.bsul@gmail.com