Setur transfere Fortaleza restaurada ao Ipac em Morro de São Paulo

September 24, 2019

Com uma cerimônia realizada na manhã desta segunda-feira (23/09), a secretaria de Turismo do Estado (Setur) transferiu para o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (Ipac), a Fortaleza do Morro de São Paulo, cuja revitalização foi concluída há um ano. No mesmo evento foi assinado o Termo de Tombamento Provisório do equipamento, assim como da Igreja Nossa Senhora da Luz, da Praça Aureliano Lima, do Portaló, e do perímetro que abrange o Farol e a área do entorno do cemitério, em Morro de São Paulo, que pertence ao município de Cairu, na Costa do Dendê.


Durante a cerimônia, o secretário estadual do Turismo, Fausto Franco, anunciou negociações que vêm sendo feitas para beneficiar a atividade turística na região, a exemplo de um pacote com a agência CVC e a Azul Linhas Aéreas. "Vamos ter a partir da segunda quinzena de dezembro voo diário para Morro de São Paulo, Boipeba e Barra Grande. Estamos fechando parcerias com a agência CVC e a Azul Linhas Aéreas para aumentar a conectividade de voos no aeroporto de Valença. No final de outubro também teremos uma nova linha diária de catamarãs ligando Salvador, Barra Grande e Morro de São Paulo. O nosso objetivo é fomentar o turismo de Cairu e demais municípios da região, colocando-os de fato como protagonistas que são do turismo nacional. E, agora valorizando muito mais a questão histórica, de fundamental importância para o país", anunciou.

Secretário estadual de Turismo - Fausto Franco

Prefeito de Cairu - Fernando Brito 

 

O prefeito Fernando Brito dedicou agradecimentos a toda sua equipe, ao Governo da Bahia e aos parceiros do município. Também fez importantes reivindicações ao Estado, pontuando dados relevantes que comprovam a importância do município: “Um momento histórico e de muita alegria para todos nós. Cairu tem uma importância especial, com grande relevância para o turismo nacional, no que se refere a belezas naturais, assim como patrimônio histórico-cultural. Portanto, este momento é um passo importantíssimo para o futuro, preservando a nossa história”, ressaltou Brito. Representando a Capitania dos Portos, o capitão de Corveta Luiz Cláudio de Lima anunciou, por sua vez, o início da revitalização da parte externa do Farol de Morro de São Paulo: “A revitalização foi iniciada e a partir do dia 30 deste mês até 10 de outubro vem mais uma equipe para dar continuidade a revitalização completa”.

 

A Fortaleza de Morro de São Paulo é uma construção do século XVII e foi erguida para evitar a aproximação de embarcações inimigas durante o período do Brasil Colônia. Em janeiro de 2018, foi reaberta para visitação, após requalificação com investimento de 14 milhões e 400 mil reais. De acordo com o diretor geral do Ipac, João Carlos Oliveira, é importante ter um olhar moderno sobre os patrimônios: “Estamos muito felizes, pois além da gestão da Fortaleza, temos o direcionamento para o tombamento de todo o perímetro. Felizes também com o restauro que a Marinha inicia no Farol. Teremos melhores condições de fazer a manutenção e conservação da Fortaleza. O Governo do Estado também tem o compromisso com a melhoria do píer e do Atracadouro. Então, é muito importante que a municipalidade tenha um olhar moderno para o patrimônio”. 

Com a palavra o diretor geral do Ipac - João Carlos Oliveira

 Secretária de Turismo de Cairu - Diana Farias     

 

Diana Farias, secretária municipal de Turismo, agradeceu a presença de todos e destacou ser de grande relevância contar com a parceria de órgãos como o Ipac e o Iphan: “Isso nos permitirá colocar em prática o objetivo maior da Fortaleza que é a valorização e a difusão da cultura local. Durante todo o ano recebemos aqui universidades e escolas que trazem seus alunos para vivenciarem a experiência que é a Fortaleza. Então, certamente, o diretor do Ipac, com o apoio de outras pastas do Governo do Estado, e em parceria com a gestão municipal, fará com que a Fortaleza cresça muito mais na sua importância”. Já a secretária municipal de Cultura, Graça Peleteiro, reforçou o pedido por uma divulgação mais ampla do destino turístico, a qual considere todos os seus potenciais, inclusive os culturais. Também solicitou ao Ipac um apoio no que se refere a formação e disponibilidade de funcionários, visando atendimento diário ao turista. “Temos nossas belezas naturais e agora contaremos também com uma cultura fortalecida para ser apresentada aos nossos visitantes”, complementou o vereador Cláudio Brito.

 

Uma das figuras mais conhecidas de Morro de São Paulo, o condutor turístico Dário Plantickow, conhecido como Alemão, ficou emocionado ao saber que a localidade acaba de ganhar mais um espaço para preservação da arte e da cultura da região. “A energia deste lugar é contagiante. Um espaço de grande relevância para resgatarmos o folclore e valorizarmos a cultura do município: capoeira, maculelê, bumba meu boi, chegança, marujada, entre outras manifestações. Estou realmente muito feliz!”, celebrou Alemão. Mestre Carlito do grupo Capoeira Kilombolas do Morro de São Paulo também comemorou: “Estamos há 25 anos aqui na resistência e hoje é um dia muito especial para toda comunidade. Nós lutamos por preservação e valorização da cultura e história local. Ficamos felizes, pois essas ações caminham com este propósito”.     

 
Participaram ainda da cerimônia a chefe de Gabinete da secretaria de Cultura do Estado, Cristiane Taquari, representando a secretária Arany Santana; o secretário de Turismo de Valença, Frank Roseira; o deputado Federal Paulo Magalhães; o empresário Stephane Mery do Hotel Portaló; vereadores Cláudio Brito e Tião Alves; Liliana Leite do Instituto de Desenvolvimento Sustentável do Baixo Sul (Ides); Raimundo Costa Júnior, representando o deputado Federal Raimundo Costa; o sub procurador de Cairu e presidente da OAB Valença, Alcides Bulhões; padre Everaldo; cineasta Lula Oliveira da DocDoma Filmes; diversos secretários municipais; representantes de associações e grupos culturais; empresários; dentre outros.

Secretária de Cultura de Cairu - Graça Peleteiro 

Condutor turístico Dário Plantickow, conhecido como Alemão

Mestre Carlito e mestre Orli Grimaldi 

Capitão de Corveta - Luiz Cláudio de Lima

Fontes: Ascom SeturBa e V1 Comunicação – Vanessa Andrade.

Fotos: V1 Comunicação – Vanessa Andrade.

 

Tags:

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque
Please reload

Procurar por tags
Please reload

Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

© 2016 - Criado pela Agência Andrade Comunicação e Marketing 

Contate-nos: 75 9 91211904 | 75 9 98317900 | vanessa.cultura.bsul@gmail.com