top of page
BANNER WEB - 728x90px - ESTADO SOLIDARIO.png

Fortaleza do Morro de São Paulo (Cairu) terá administração transferida para o IPAC


Foto: Elton Andrade - Agência Andrade/Ascom Cairu.

Reaberta em janeiro de 2018, após ampla restauração, a Fortaleza do Morro de São Paulo, terá sua administração transferida para o IPAC – Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural do Estado. A cerimônia de transferência será no dia 23 de setembro, às 10h30 da manhã, no local.


O evento será realizado numa parceria entre a prefeitura de Cairu e o Governo do Estado, por meio da Secretaria do Turismo, Secretaria da Cultura e IPAC. Participarão da cerimônia, o prefeito de Cairu, Fernando Brito, a secretária municipal do Turismo, Diana Farias, o secretário Estadual do Turismo, Fausto Franco, a Capitania dos Portos, o deputado Federal Raimundo Costa, o deputado Federal Paulo Magalhães, o deputado Estadual Rosemberg Pinto, a diretora executiva do Instituto de Desenvolvimento Sustentável do Baixo Sul (IDES), Liliana Leite, o diretor-geral do Ipac, João Carlos Oliveira, entre outras autoridades.


A programação contará com a assinatura de tombamento da área do entorno da Fortaleza até a Igreja de Nossa Senhora da Luz, visita e almoço na comunidade do Galeão, visita à sede de Cairu (Câmara de Vereadores e Convento Santo Antônio). “O tombamento valoriza os atrativos de Morro de São Paulo, cuja história e características naturais atraem visitantes do mundo inteiro, e chama atenção para a necessidade de preservação. A presença de todos no evento será muito importante, pois o IPAC irá apresentar as ações previstas pelo órgão para os próximos anos", afirmou a secretária de Turismo de Cairu, Diana Farias.

Diana Farias, secretária de Turismo de Cairu com João Oliveira, diretor do IPAC.


Foram investidos mais de R$ 14 milhões na obra que teve como objetivo fortalecer o destino turístico Morro de São Paulo e o Ipac preparou um modelo de gestão para o equipamento, em parceria com a prefeitura de Cairu, que mantém no local o Serviço de Atendimento ao Turista. A requalificação da Fortaleza do Morro de São Paulo foi feita sob a responsabilidade do IDES, com o apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), do Governo da Bahia, assim como do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e de empresários locais.

Fonte: Ascom Cairu / Portal Pratigi.

Tags:

Siga!
  • Facebook ícone social
  • YouTube ícone social
  • Instagram ícone social
bottom of page