Agentes Comunitários de Saúde celebram 27 anos do projeto na Bahia

Os agentes comunitários de saúde celebram neste mês de agosto, 27 anos do projeto na Bahia. Como parte das comemorações, aconteceu nos dias 13, 14 e 15 um encontro da categoria, no município de Valença (Baixo Sul da Bahia). Foram três dias de programação intensa, com: palestras expositivas, mesas de debates, relatos, oficinas, apresentações culturais.

O evento aconteceu no Centro de Cultura Olívia Barradas e reuniu representantes de cerca de 40 municípios da Bahia. Teve como tema principal: “Resgate e valorização da importância histórica do Agente de Saúde para o SUS”. Avanços e desafios da categoria, resgate da organização dos trabalhadores para ampliação de direitos, formação técnica, atuação junto à política nacional de Atenção Básica foram alguns dos subtemas abordados nas palestras e mesas de debates. Durante toda a programação também aconteceram várias homenagens para o senhor Roque Honorato pelos seus 80 anos de vida e excelentes serviços prestados à saúde pública, considerado um exemplo de agente comunitário do país. Roque Honorato que em 2011 foi eleito por unanimidade presidente do Sindicato Regional dos ACS e ACE do Baixo Sul da Bahia, ocupa atualmente o cargo de presidente emérito da Federação das Associações de Agentes Comunitários de Saúde (FEBACS).

Na grade dos palestrantes estiveram representantes da Associação de Agentes Comunitários de Saúde de Valença (AGESV), do Sindicato Intermunicipal de Agentes Comunitários de Saúde e Endemias da Bahia (SINDRACSE), Lúcia Gutemberg da FEBACS, Ilda Angélica da Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde (CONACS), Jeanine Fonseca – secretária de Saúde de Valença, José Soster da diretoria de Atenção Básica da Bahia, Ana Luiza Vilas Boas do Instituto de Saúde Coletiva da UFBA, Marivalda de Araújo do sindicato de Guanambi, Efigênia Cardoso – 1ª coordenadora do PACS Bahia e secretária de Saúde de Érico Cardoso, Marília Fontoura – coordenadora da Escola Estadual de Saúde Pública da Bahia, Maria Camarão – ex coordenadora da Escola de Formação da Bahia Jorge Novis, Missionário Vieira – presidente da Associação Cristã da Bahia, Guito Piton – agente comunitário e atual prefeito de Dom Macedo Costa, Roque Honorato – presidente emérito da FEBACS e o deputado estadual Robinson Almeida.

“Tenho uma relação antiga com a categoria. Conheci os agentes comunitários na década de 90. Sei que esta categoria foi a única na história do Brasil a mudar a Constituição duas vezes. Mudou quando reconheceu a profissão e quando estabeleceu o piso. Ainda teve a ousadia de derrubar um veto de Temer. Quando o programa foi instituído, imaginavam que seriam apenas meros terceirizados da área de saúde. E quem mudou a situação foi a luta dos profissionais da categoria. Luta que nos inspira a mudar a realidade atual do Brasil. Cada um aqui tem dentro de si grande biografia de serviços prestados a esse país. Vocês tem a capacidade de levar esperança para a população”, afirmou o deputado estadual Robinson Almeida durante o seu pronunciamento.


O deputado relatou ainda que se envolveu bastante com a pauta da classe quando esteve deputado federal na legislatura passada. E, ressaltou: “Na eleição passada optei por não disputar intensamente votos no seio da categoria por respeito à opção de vocês de tentar eleger um dos seus como deputado. Ideia que concordo e acho muito importante, a exemplo de seus representantes no executivo e legislativo, como o querido prefeito Guito do município Macedo Costa. Para mim será uma alegria que esta categoria tenha mais pessoas para fazer as lutas e o bom combate. No entanto, na eleição passada apesar da boa votação, vocês não conseguiram o êxito eleitoral. Então, diante disso, coloco aqui o meu mandato à disposição das lutas dos agentes comunitários de saúde da Bahia. Proponho um apoio incondicional do nosso mandato, pois acredito que um segmento desta extensão precisa de mais vozes para se somar a de vocês na busca pelos avanços na saúde”.


Robinson Almeida finalizou prestando uma bela homenagem ao senhor Roque Honorato: “Eu era chefe de gabinete de Walter Pinheiro quando conheci o senhor Roque Honorato. Ele é uma fonte interminável de citações em todos os eventos dos agentes comunitários que participo. Quando ele fala, todos silenciam para ouvir por respeito e gratidão à sua liderança. Creio que isso é o seu maior presente nesses 80 anos de vida. Desejo que ainda tenha muitas décadas para nos ensinar, apoiar e estimular com o seu exemplo e atitudes. Merecedor de todas as homenagens”.

Fotos: V1 Comunicação - Vanessa Andrade.


Posts Em Destaque
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

© 2016 - Criado pela Agência Andrade Comunicação e Marketing 

Contate-nos: 75 9 91211904 | 75 9 98317900 | vanessa.cultura.bsul@gmail.com