Cheganças, Marujadas e Embaixadas da Bahia receberam título de Patrimônio Cultural Imaterial
De 02 a 04 de agosto aconteceu o Encontro de Cheganças, Marujadas e Embaixadas da Bahia, realizado na cidade de Saubara. Chegando à sétima edição, o evento, que contou com a participação de 15 municípios este ano, movimentou a cidade do recôncavo baiano. No sábado (03/08), a Secretaria de Cultura da Bahia (SecultBA) e o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC) entregaram para os grupos integrantes da manifestação o título de Patrimônio Cultural Imaterial da Bahia e assinaram o Livro do Registro Especial das Expressões Lúdicas e Artísticas.
O Encontro de Cheganças, Marujadas e Embaixadas acontece desde 2013 e, em 2018, a Associação Chegança dos Marujos Fragata Brasileira realizou um inventário dos grupos existentes na Bahia, percorrendo o estado na busca de informações sobre essas manifestações culturais. Foram 14 municípios mapeados, distribuídos em 8 territórios de identidade.
Já em 2019, a tradição foi reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado, sob o Decreto nº 18.905 de 11 de fevereiro, que averba o registro no Livro Especial de Expressões Lúdicas e Artísticas. Esta era uma das principais demandas dos grupos. A solicitação foi feita pela Associação Fragata Brasileira ao IPAC, que foi responsável pela realização do estudo e dossiê.
De acordo com Rosildo do Rosário, coordenador do evento, a sétima edição celebrou a conquista entre os 20 grupos em atividade, dos quais 15 levaram para as ruas de Saubara todo encanto e valor cultural dessa manifestação. “Para os membros dos grupos, receber o título de Patrimônio Imaterial da Bahia é um marco histórico que vislumbra outros horizontes levados pelos seus saberes e fazeres,” disse Rosário.
Foto: Ascom Secult - BA.