Sabores, aromas e texturas para todos os gostos no Festival Sabores de Itacaré

July 30, 2019

Camarão Ouriçado, Maracaxi Show e Hauçá Baiano foram alguns dos pratos exóticos que conquistaram o paladar dos visitantes do Circuito de Gastronomia, do Festival Sabores de Itacaré, que aconteceu de 25 a 28 de julho. O evento, realizado no município de Itacaré, apresentou uma diversidade de mais 50 pratos, todos feitos com ingredientes da agricultura familiar e produtos regionais.

 

Camila Lobo, produtora de eventos e uma das organizadoras do Festival, explicou que 42 restaurantes se inscreveram e participam do evento. Desses, 30 também participaram com barracas na Praça São Miguel, comercializando pratos que custaram no máximo R$15: “Eles mostraram os pratos que são feitos nos restaurantes, mas numa porção menor e com um valor acessível, isso possibilitou ao público experimentar diversos sabores de estabelecimentos diferentes”.

Organizado pela prefeitura municipal de Itacaré, com o apoio do Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), da Secretaria de Turismo (Setur) e da Bahiatursa, o festival contou com uma programação diversificada, com Feira da Agricultura Familiar, artesanato, Armazém do Chocolate, oficinas, Circuito Gastronômico e shows musicais, a exemplo da cantora Maria Gadú que encantou o público na noite de sábado (27/07). 

O diretor-presidente da CAR, Wilson Dias, visitou o evento e degustou alguns pratos. Ele destacou a importância da realização da VI edição, a qual valorizou a produção rural, se consolidando no calendário gastronômico da Bahia: “Essa aproximação da agricultura familiar com a gastronomia é fundamental para colocar o segmento no cenário do consumo sustentável de todas as famílias da Bahia e do Brasil. Nosso desejo é que cada região tenha a gastronomia próxima do que de raiz é produzido, assim, será possível mais divulgação, consumo e geração de renda para os agricultores familiares". 

 

Combinações e Sabores

De visita a terra natal, Iago Nunes, estudante de engenharia elétrica em Florianópolis, aproveitou as férias para curtir o festival. Ele visitou o Circuito Gastronômico e o que chamou atenção dele foi o Hauçá Baiano: “Na hora que eu vi camarão com carne seca, achei estranho, mas foi uma combinação que deu certo. Um prato maravilhoso!”, opinou.

Para aqueles que são mais chegados a um doce, uma sobremesa, Liane dos Reis, dona de uma sorveteria, que participa sempre do Festival contou que cada ano ela lança uma inovação: "Em 2018, foram sorvetes ofertados na cabaça de cacau e, este ano, tive a ideia de fazer o Maracaxi Show. A aceitação foi muito boa”. A concepção e montagem do Maracaxi Show foi idealizada da seguinte forma: Sorvete de coco e tapioca, servido no abacaxi com pedaços de abacaxi flambado e com calda de maracujá, regado com castanha e raspa de limão.

Fotos: Ascom SDR-BA / V1 Comunicação. 

 

 

 

 

 

 

 

Tags:

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque
Please reload

Procurar por tags
Please reload

Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

© 2016 - Criado pela Agência Andrade Comunicação e Marketing 

Contate-nos: 75 9 91211904 | 75 9 98317900 | vanessa.cultura.bsul@gmail.com